Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27043
Título: Inclusão e acessibilidade dos estudantes público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Título(s) alternativo(s): Inclusion and accessibility of students target audience of special education in undergraduate courses at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR)
Autor(es): Santos, Thaís Carolini Apolinário dos
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Educação inclusiva
Pessoas com deficiência - Estatuto legal, leis, etc.
Integração social
Inclusive education
People with disabilities - Legal status, laws, etc
Social integration
Data do documento: 2-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: SANTOS, Thaís Carolini Apolinário dos. Inclusão e acessibilidade dos estudantes público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2021.
Resumo: De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação é um direito social de todos e visa o pleno desenvolvimento da pessoa, além de seu preparo para o exercício da cidadania. Com a publicação da Lei n° 13.146/15, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, e principalmente após a homologação da Lei n° 13.409/16, que altera a Lei de Cotas para incluir também as pessoas deficientes, esse público passou a legalmente ter acesso às instituições de ensino superior. Entretanto, sabe-se que essas mudanças não ocorreram de forma imediata e uniforme. Assim, esta pesquisa buscou identificar, por meio dos documentos e normativas institucionais, como estão organizadas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) as ações que visam a inclusão e acessibilidade de alunos público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da instituição. Para a pesquisa foi utilizada a metodologia de Análise Documental por meio dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo, seguindo-se os passos apresentados por Roque Moraes em seus trabalhos. Como resultado, os dados obtidos foram categorizados em: condições proporcionadas pela UTFPR em relação ao ingresso e permanência dos alunos público-alvo da educação especial nos cursos de graduação; histórico do ingresso por cotas; as cotas destinadas aos alunos deficientes; os setores que participam da proposição e coordenação de atividades inclusivas; as ações gerais da UTFPR em relação aos estudantes público-alvo da educação especial; o programa TECNEP; as ações e limites do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da universidade e; uma comparação entre as ações da UTFPR e de outras universidades públicas brasileiras no que diz respeito à garantia de ingresso e permanência dos estudantes público-alvo da educação especial na instituição. Concluiu-se que, apesar de a UTFPR empregar esforços para o cumprimento da legislação vigente, além de também propor e coordenar diversas atividades e ações direcionadas a garantir o ingresso e permanência dos estudantes dos quais se trata esta pesquisa, ainda se percebem muitos limites de atuação e mudanças que precisam ser implementadas, por exemplo, a criação de uma política de acessibilidade e inclusão institucional.
Abstract: According to the Federal Constitution of 1988, education is everyone's social right and aims at the full development of the person, in addition to preparing them for the exercise of citizenship. With the publication of Law No.13.146/15,known as the Statute of Persons with Disabilities, and especially after the ratification of Law No.13.409/16, which amends the quota law to also include disabled people, this public became to have legally access to higher education institutions. However, it is known that these changes did not occur immediately and uniformly. Thus, this research soughtto identify, through institutional documents and regulations, howare organized in FederalTechnological University of Paraná (UTFPR) the actions that aimed at the inclusion and accessibility of students who are the target audience of special education in the institution's undergraduate courses. For the research, the methodology of document Analysis was used through the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis, following the steps presented by Roque Moraes in his works. As a resultthe data obtained were categorized into: the conditions provided by UTFPR were raised in regarding to the admission and permanence of students who are the target audience of special education in undergraduate courses, presenting the history of the beginning of admission by quotas, the quotas for disabled students, the sectors that participate in the proposition and coordination of inclusive activities, the general actions of UTFPR in regarding to students target audience of special education, an overview of the TECNEP program, the actions and limits of the university's Accessibility and Inclusion Center, as well as a comparison between the actions of the UTFPR and other Brazilian public universities with regard to guaranteeing the admission and permanence of students who are the target audience of special education at the institution. It was concluded that, despite the UTFPR is making efforts to comply with current legislation, in addition to proposing and coordinating various activities and actions aimed at ensuringthe admissionand permanence of the students who this researchis about, there are still many limits of operationand changes that need to be implemented, for example, the creation of an accessibility and institutional inclusion policy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27043
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inclusaoestudanteseducacaoespecial.pdf452,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons