Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27166
Título: Design, produção e uso dos artefatos: uma abordagem a partir da atividade humana
Autor(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Orientador(es): Leszczynski, Sonia Ana
Palavras-chave: Projeto de produto
Desenho industrial
Arte e tecnologia
Designers - Brasil
Product design
Design, Industrial
Art and technology
Designers - Brazil
Data do documento: 7-Jun-2000
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Marinês Ribeiro dos. Design, produção e uso dos artefatos: uma abordagem a partir da atividade humana. 2000. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2000.
Resumo: Essa dissertação de mestrado apresenta uma abordagem do design de produtos a partir da Teoria da Atividade. Tomando como ponto de partida as opiniões antagônicas de alguns autores sobre a natureza desta profissão — onde alguns defendem a ligação do design com as questões de cunho artístico, enquanto outros argumentam que a preocupação com a viabilidade produtiva é mais relevante — a pesquisa tem como principal objetivo o estudo das relações existentes entre a concepção, a produção e uso de artefatos. Como essas relações acontecem no âmbito da prática do design, ou seja, durante o desenvolvimento do projeto, é para a atividade de projetar que está direcionado o foco de atenção. A pesquisa tem início com uma revisão bibliográfica, voltada para basicamente duas áreas de conhecimento: o design de produtos e a Teoria da Atividade. Em um segundo momento, alguns conceitos da Teoria da Atividade são aplicados ao universo do design de produtos, com o intuito de possibilitar a discussão das relações entre as atividades de design, produção e uso dos artefatos.
Abstract: The purpose of this research is to introduce a product design approach using the Activity Theory as a reference. We focused the study on the relations between the conception, the production and the use of artifacts, using some antagonic approaches about the nature of industrial design – either emphasizing artistic or productive issues. The main point is the activity of design, because the above mentioned relations happen in the scope of design practice, during the project development phase. We start by presenting a review of literature of two main areas: product design and Activity Theory. In the sequence, some activitytheorethical concepts are used to structure a discussion within the universe of product design addressing the mutual relations between the activities of design, production and use of artifacts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27166
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Santos, Marinês Ribeiro dos_2000.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons