Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27299
Título: Proposta de secagem de transformadores imersos em líquido isolante utilizando óleo vegetal
Autor(es): Fujita, Thais
Orientador(es): Borges, Ulisses Pereira Rosa
Palavras-chave: Óleos vegetais
Isoladores e isolamentos elétricos - Óleos
Transformadores elétricos
Vegetable oils
Electric insulators and insulation - Oils
Electric transformers
Data do documento: 31-Jul-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: FUJITA, Thais. Proposta de secagem de transformadores imersos em líquido isolante utilizando óleo vegetal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.
Resumo: Este documento apresenta o trabalho de proposta da aplicação do óleo isolante vegetal como agente de transporte ao método de secagem de transformadores a termo vácuo com o sistema desenergizado. Mostra a relevância da secagem do isolamento sólido que compõe os enrolamentos de transformadores como uma medida de manutenção para a preservação e extensão da vida útil. Aponta os problemas causados pela umidade no interior do transformador. E com base nisso, descreve a metodologia empregada na secagem prática utilizando o óleo vegetal e o mineral em escala laboratorial. Com os resultados de laboratório, apresenta o desempenho individual de cada procedimento baseado em dois fatores: o teor de água no óleo isolante e a grau de polimerização do papel.
Abstract: This document presents the work of a proposed application of natural ester as a transport agent of water in transformer Off-Line Dry-Out procedures. It shows transformers drying process as a measure of maintenance for preservation and transformer life extensions. Based on that, describes the methodology applied in drying practice using natural ester and mineral oil in a laboratory scale. The laboratory results, presents individual performance of each procedure based on two factors: the water content in the insulating oil and the degree of polymerization on paper.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27299
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2014_2_01.pdf5,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.