Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27378
Título: Modelagem de uma fonte de corrente contínua controlada utilizando conversor buck
Autor(es): Gomes, Luís Fernando Funari
Orientador(es): Scannavino Junior, Francisco de Assis
Palavras-chave: Correntes elétricas
Conversores de corrente elétrica
Sistemas de energia elétrica - Controle
Electric currents
Electric current converters
Electric power systems - Control
Data do documento: 1-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: GOMES, Luís Fernando Funari. Modelagem de uma fonte de corrente controlada com conversor buck. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: Fontes de Corrente fornecem os valores de corrente independentemente da carga a qual for ligada. Tem extrema importância para todo graduando de Engenharia Elétrica, já que se refere a uma significativa área do referido curso. O presente estudo caracteriza-se como uma complementação teórica no âmbito da construção de uma fonte de corrente utilizando um conversor buck que, por sua vez, tem por objetivo baixar a tensão do circuito elétrico. Assim, pretende-se com esta pesquisa, oportunizar a criação de um futuro protótipo de uma fonte de corrente controlada para aplicação nas bancadas dos laboratórios da Universidade. Tal fonte utiliza um conversor buck e a topologia estudada neste trabalho visa suprir uma necessidade de uma carga fixa de 100 Ω, com possibilidade de fornecimento de corrente entre 5 mA à 1 A. A validação do protótipo da fonte de corrente controlada foi realizada por simulação através do software Matlab/Simulink.
Abstract: Current sources provide the value of current regardless of the load of their connected charge. It has utmost importance for every electrical engineer student, since it is referring to a major subject of graduation. The present study is a characterized as a theoretical complementation of a current source with a buck converter that aims to lower the voltage of the electric circuit. The main goal of the study is to create a source’s prototype for using in lessons at University, in order to develop a microcontrolled current source with a buck converter for didactic purposes. The topology in this study aims to supply a load of 100 Ω, with a current source between 5mA a 1A. The approval of the controlled current source will be performed by software, as Matlab/Simulink.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27378
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2018_2_17.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.