Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27471
Título: Utilização do método PDCA na redução dos impactos de um indicador de processo em um abatedouro de aves
Autor(es): Veríssimo, Gustavo Barbosa
Orientador(es): Francisco, Júlio César de Souza
Palavras-chave: Matadouros
Frango de corte
Administração da produção
Slaughtering and slaughter-houses
Broilers (Chickens)
Production management
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: VERÍSSIMO, Gustavo Barbosa. Utilização do método PDCA na redução dos impactos de um indicador de processo em um abatedouro de aves. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: Esse trabalho foi desenvolvido em um abatedouro de aves na cidade de Carambeí, Paraná e trata-se da aplicação prática do método PDCA para reduzir os impactos no rendimento do processo ocasionados especificamente pelos hematomas de asa em frangos de corte griller. Durante o desenvolvimento do método, foram utilizadas também outras ferramentas de gestão como o brainstorm, benchmark e 5W2H adaptadas à realidade da indústria em questão. O resultado foi a determinação de todos os parâmetros de processo ideais que um abatedouro de aves deve seguir para evitar ao máximo os hematomas de asa causados na fábrica.
Abstract: This work was developed in a poultry slaughterhouse in the city of Carambeí, Paraná, and it is the practical application of the PDCA method to reduce the impacts on the yield of the process caused specifically by wing bruises in griller broilers. During the development of the method, other management tools such as brainstorm, benchmark and 5W2H adapted to the reality of the industry in question were also used. The result was the determination of all the ideal process parameters that a poultry slaughterhouse must follow to avoid as much as possible the wing bruising caused at the factory.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27471
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2018_2_06.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.