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Título: Desenvolvimento de uma solução mercadológica para estimular o consumo de leite sem lactose
Título(s) alternativo(s): Developement of a marketing solution to stimulate lactose-free milk consumption
Autor(es): Gonçalves, Carlos Eduardo Machado
Sfeir, Nicolas Marcelo
Orientador(es): Ribeiro, Maria Carolina de Oliveira
Palavras-chave: Leite
Intolerância a lactose
Consumidores - Atitudes
Pesquisa de mercado
Milk
Lactose intolerance
Consumers - Attitudes
Marketing research
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GONÇALVES, Carlos Eduardo Machado; SFEIR, Nicolas Marcelo. Desenvolvimento de uma solução mercadológica para estimular o consumo de leite sem lactose. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: A intolerância à lactose é um distúrbio digestivo que se deve à insuficiente produção da enzima lactase pelo organismo. A produção de alimentos com ausência de lactose é crescente a nível global, sendo a América Latina o segundo maior produtor em crescimento. Nos núcleos familiares, muitas vezes apenas um integrante possui esta intolerância, e desta forma, o desenvolvimento de produtos com porções reduzidas se torna interessante para diminuir custos para adquirir produtos sem lactose, além do desperdício do próprio produto devido ao excesso disponibilizado, além de evitar contaminações microbiológicas e uma perda de qualidade e frescor do leite, pois esse é muito suscetível a maus cheiros existentes no ambiente. A pesquisa demonstrou que 76% dos consumidores aprovam a introdução de produtos em menores porções, seja em leite fluido ou em pó. Também é possível destacar que o surgimento da nova versão dos produtos pode atrair novos consumidores que desejam consumir leite sem lactose, mas que tem receio do desperdício que pode ocorrer quando as embalagens possui conteúdo além do necessário e ou desejado.
Abstract: Lactose intolerance is a digestive disorder caused by the low production of the enzyme lactase by the body, since the production of lactose-free foods is increasing globally, and Latin America being the second largest growth rate in the consumption of these products, there is a demand to develop products that meet the consumption needs of individuals who are unable to digest carbohydrates and it involves reducing the volumes offered, enabling the reduction of milk and financial waste. The survey showed that 76% of consumers approve the introduction of products in smaller portions, whether in liquid milk or powdered one. It was also possible to highlight that the advent of the new version of the products attracts consumers to obtain the item and satisfy their desire to consume milk without having to worry about possible discomforts that were once present in their daily lives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27810
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