Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27811
Título: Otimização dos parâmetros fermentativos para obtenção de pululana
Título(s) alternativo(s): Optimization of fermentative parameters to obtain pullulan
Autor(es): Barreto, Marcelo Ferreira
Orientador(es): Rodrigues, Sabrina Ávila
Palavras-chave: Fermentação
Viscosidade
Biomassa
Polissacarídeos
Fermentation
Viscosity
Biomass
Polysaccharides
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BARRETO, Marcelo Ferreira. Otimização dos parâmetros fermentativos para obtenção de pululana. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: A Pululana é um exopolissacarídeo de interesse comercial por ser hidrossolúvel e biodegradável, que pode ser utilizado na formulação de produtos cosméticos, alimentícios, de embalagens, entre outros, para um maior valor ambiental. Esse exopolissacarídeo é produzido principalmente pelo fungo Aureobasidium pullulans. O estudo apresenta uma otimização dos parâmetros fermentativos, para produção de pululana e de biomassa, analisados separadamente, de duas cepas distintas de Aureobasidium pullulans avaliando o pH e a concentração de sacarose e de sulfato de amônio em um meio de cultivo líquido. Com o resultado da otimização realizada, escolheu-se os parâmetros fermentativos de uma das cepas por apresentar melhor confiabilidade, e realizou-se novos experimentos em um meio de cultivo igual ao da fase de otimização, porém agora com pH inicial de 4,32 , sacarose 117 g/L e de sulfato de amônio 0,62 g/L, sendo monitoradas as respostas de grau Brix, pH, viscosidade do caldo fermentado e concentração de pululana e de biomassa, o que resultou na definição de um tempo de fermentação ideal de 96h, equações preditivas para cada resposta, além de uma curva que correlaciona a concentração de pululana no caldo fermentativo com a viscosidade, que pode ser utilizada para analisar a concentração de pululana no caldo fermentativo rapidamente e sem custos de extração e de secagem.
Abstract: Pullulan is an exopolysaccharide that has a commercial interest for being water soluble and biodegradable, and for being utilized in cosmetical industry, food industry, packaging industry and others because of its environmental value. The fungus Aureobasidium pullulans, utilized in this study, is the most utilized microorganism for producing pullulans. This study shows the optimized values of the fermentative parameters of two strains of this fungus and utilizes it to make another experiment using the optimized parameters with initial pH 4,32 , sucrose 117 g/L and ammonium sulfate 0,62 g/L, with daily monitoring of the responses of Brix degree, pH, biomass, pullulan concentration and viscosity. It may help in future studies predicting the time necessary for a desirable value and It can be used to determine the pullulan concentration in the medium without using reagents to extract pullulan and after that expending energy drying.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27811
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
otimizacaoparametrosfermentativospululana.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons