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Título: Do determinismo conteudista à reconfiguração metodológica e instrumental: uma experiência com o mobile learning no curso profuncionário
Título(s) alternativo(s): From conteudist determinism to methodological and instrumental reconfiguration: an experience with mobile learning in the profuncionário course
Autor(es): Beloni, Belmiro Marcos
Dutra, Alessandra
Trevisan, André Luis
Palavras-chave: Ensino técnico
Tecnologia da informação
Aplicativos móveis
Technical education
Information technology
Mobile apps
Data do documento: 2020
Câmpus: Londrina
Citação: BELONI, Belmiro Marcos; DUTRA, Alessandra; TREVISAN, André Luis. Do determinismo conteudista à reconfiguração metodológica e instrumental: uma experiência com o mobile learning no curso profuncionário. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 769-786, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6268. Acesso em: 29 abr. 2022.
Resumo: O presente trabalho busca apresentar resultados da aplicação de um protótipo para tecnologia móvel a alunos da disciplina de Estatística Aplicada à Educação, do curso de Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário pela Rede Estadual do Paraná; verificar se o aplicativo foi efetivo na aprendizagem dos conteúdos e conhecer a opinião dos alunos sobre o uso do protótipo na aprendizagem escolar. Para a realização do estudo foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica, de campo e análise de conteúdo e os resultados mostraram que a utilização do aplicativo por alunos adultos e trabalhadores foi bem-sucedida e trouxe subsídios para proposições em outras organizações e modalidades da Educação Básica.
Abstract: This paper aims to present results from the application of a mobile technology prototype to students for the subject Statistics Applied to Education,in a Profuncionário Technical Teaching class, in Parana State Educational System; verify the effectiveness of the application in the content learning as well as to know the students’ point of view about the use of the prototype in school learning. For the study, the types of bibliographic research and content analysis were used, and the results showed that the use of the application by adult students and workers was successful and brought subsidies for propositions in other organizations and modalities of Basic Education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28160
ISSN: 2178-2679
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