Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28300
Título: Projeto de mecanismo tensionador de fibras para máquina de enrolamento filamentar
Autor(es): Ludwig, Diogo Brustolin
Orientador(es): Ferneda, Amauri Bravo
Palavras-chave: Materiais compostos
Compostos fibrosos
Polímeros
Composite materials
Fibrous composites
Polymers
Data do documento: 11-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: LUDWIG, Diogo Brustolin. Projeto de mecanismo tensionador de fibras para máquina de enrolamento filamentar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.
Resumo: Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia em áreas como aeronáutica, aeroespacial, automobilística, petroleira, bioengenharia, construção civil, artigos esportivos entre outros, houve uma necessidade de conciliar a utilização de matérias cada vez mais eficientes com uma diminuição do peso dos componentes e estruturas e em algumas áreas o preço dos materiais utilizados, com isso surgiram os materiais compósitos. Para a fabricação desses materiais compósitos existem vários processos de manufatura. Este trabalho tem como objetivo o projeto de um mecanismo tensionador de fibras para uma máquina de enrolamento filamentar, um dos processos de fabricação de compósitos utilizado para a manufatura de componentes de revolução como tubos e vasos, como parcela para o projeto e construção de uma máquina no laboratório de projetos da UTFPR – campus Cornélio Procópio.
Abstract: With the passage of time and technology evolution in fields like aeronautics, aerospace, automobile, oil, bioengineering, construction, sporting goods and others, there is a necessity to use new materials that are more efficient and reduce components and structural weights or reduce price in some aspects , for those reasons composites were invented. There is a variety of manufacturing process to obtain composites materials, in this paper the objective it is to project a fiber tensioner for a Filament Winding machine, that is one of the processes to manufactory composite materials in revolution format as tubes and vessels, as part of an project and construction of the machine in the project laboratory of UTFPR - Cornélio Procópio Campus.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28300
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Industrial Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2013_2_01.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.