Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28310
Título: Produção do gênero seminário por alunos do ensino técnico: contribuição do recurso digital App escolar
Título(s) alternativo(s): Production of the seminar gender by student of technical education: contribution of the school App digital resource
Autor(es): Cherritte, Alessandra
Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Seminários (Estudo)
Tecnologia da informação
Computação móvel
Aprendizagem
Seminars
Information technology
Mobile computing
Learning
Data do documento: 2020
Câmpus: Londrina
Citação: CHERRITTE, Alessandra; DUTRA, Alessandra. Produção do gênero seminário por alunos do ensino técnico: contribuição do recurso digital App escolar. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 6, n. 1, p.1-12, jan./dez. 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1154. Acesso em: 5 maio. 2022
Resumo: A tecnologia vem inovando a sociedade em todos os setores, inclusive a educacional. Neste sentido, para estimular o processo de ensino-aprendizagem, vem sendo desenvolvidas muitas mudanças nas práticas pedagógicas, principalmente no que se refere à utilização de novos métodos de ensino com a utilização de recursos tecnológicos. Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do gênero Seminário, com o uso de um protótipo para tecnologia móvel, na disciplina de Técnicas de Comunicação a alunos do primeiro ano do curso Técnico em Eventos de um colégio estadual da cidade de Apucarana-PR. Para isso, foram utilizados os tipos de pesquisa descritiva bibliográfica, de campo e analítica. O desfecho dos estudos indicou que o uso do aplicativo favoreceu a aprendizagem do conteúdo, uma vez que a ferramenta facilitou a produção do gênero e contribuiu para despertar o interesse e motivar a participação nas atividades extrassala.
Abstract: Technology has been innovating society in all sectors, including education. Thereby, to stimulate the teaching-learning process, many changes in pedagogical practices have been developed, especially regarding the use of new teaching methods using technological resources. This study aims to present an application analysis of the Seminar genre, using a prototype for mobile technology, in the discipline of Communication Techniques to students of the first year of the Technical Course in Events of a state college in the city of Apucarana-PR. For this, the types of descriptive, bibliographic, field, and analytical research wereused. The outcome indicated that the use of the application favored the learning of the content since the tool facilitated the production of the genre and contributed to arouse interest and motivate participation in extra-classroom activities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28310
ISSN: 2446-774X
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
generoseminariorecursodigital.pdf767,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons