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dc.creatorMiranda, Frederico Severo-
dc.date.accessioned2018-01-30T19:18:37Z-
dc.date.available2018-01-30T19:18:37Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationMIRANDA, Frederico Severo. Curitiba-Viewport: contribuição ao desenvolvimento de uma plataforma computacional para cidades virtuais. 2017. 229 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2891-
dc.description.abstractInformation and communication technologies (ICT’s) are present daily in the life of society and cause changes in the way they live. ICT’s enable the creation of new products and services to improve people’s lives. It has been used in work, relationships, public services, entertainment and leisure with the aim of mitigate social exclusion, improving economic performance, creating employment opportunities, improving quality of life and promoting social participation. In this context of technological developments and hyperconnectivity combined with concerns about sustainable urban growth, effective governance and better ways of analyzing and exploring data, a variety of research emerges taking into account the concepts of smart cities, digital cities and virtual cities. Noting the benefits provided by smart, digital and virtual cities (from the perspective of a digital game) and the fact that there is currently no consolidated knowledge, nor a computational platform with the necessary resources to integrate applications associated with the physical environment of citizens that involve social, governmental, commercial, educational, scientific and entertainment aspects, this work seeks to answer the following question: is it possible to develop a virtual city in the perspective of a digital game with the purpose of being a platform for execution of applications that bring benefits to the lives of citizens of a region? From this question, the present dissertation was organized in four layers of interests: technological, ethical, sociocultural and public actions. In relation to the development of the technological layer (focus of this dissertation), the project was divided into four main activities: graphic modeling, database creation, web server development and finally the development of the game itself . Taking into account the developed prototype and the results obtained, the C-VP proved to be a virtual city in the perspective of a digital game with the purpose of being a platform for application execution, thus answering the question that originated this dissertation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftware de aplicação - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectServiços municipaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbano sustentávelpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectApplication software - Developmentpt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectMunicipal servicespt_BR
dc.subjectSustainable urban developmentpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectInformation societypt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleCuritiba-Viewport: contribuição ao desenvolvimento de uma plataforma computacional para cidades virtuaispt_BR
dc.title.alternativeCuritiba-Viewport: contribution to the development of a computational platform for virtual citiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) estão presentes diariamente na vida da sociedade e provocam mudanças no seu modo de viver. As TIC’s possibilitam a criação de novos produtos e serviços para melhorar a vida das pessoas. Elas têm sido utilizadas no trabalho, nos relacionamentos, serviços públicos, entretenimento e lazer com o objetivo de mitigar a exclusão social, melhorar o desempenho econômico, criar oportunidades de emprego, melhorar a qualidade de vida e promover a participação social. Neste contexto de desenvolvimentos tecnológicos e hiperconectividade combinado com as preocupações referentes a um crescimento urbano sustentável, governabilidade eficaz e melhores formas de analisar e explorar dados, diversas pesquisas emergem levando em consideração os conceitos sobre cidades inteligentes, cidades digitais e cidades virtuais. Observando-se os benefícios proporcionados pelas cidades inteligentes, digitais e virtuais (na perspectiva de um jogo digital) e pelo fato de que não há atualmente conhecimentos consolidados, tampouco uma plataforma computacional com os recursos necessários para integrar aplicações associadas ao ambiente físico de vivência dos cidadãos que envolvem aspectos de caráter social, governamental, comercial, educacional, científico e de entretenimento, este trabalho busca responder a seguinte pergunta: é possível desenvolver uma cidade virtual na perspectiva de um jogo digital com o propósito de ser uma plataforma para execução de aplicações que trazem benefícios para a vida dos cidadãos de uma região? A partir desta pergunta, surgiu a presente dissertação organizada em quatro camadas de interesses: tecnológica, ética, sociocultural e ações públicas, originando desta forma a Curitiba-ViewPort (C-VP). Em relação ao desenvolvimento da camada tecnológica (foco desta dissertação), o projeto foi dividido em quatro atividades principais: modelagem gráfica, criação da base de dados, desenvolvimento de um servidor Web Services e finalmente, o desenvolvimento do jogo propriamente dito. Levando em consideração o protótipo desenvolvido e os resultados obtidos, a C-VP mostrou-se capaz de ser uma cidade virtual na perspectiva de um jogo digital com o propósito de ser uma plataforma para execução de aplicações, respondendo desta forma, a pergunta que originou esta dissertação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834329816261442pt_BR
dc.contributor.advisor1Stadzisz, Paulo Cézar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5203792575176289pt_BR
dc.contributor.referee1Stadzisz, Paulo Cézar-
dc.contributor.referee2Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.referee3Bim, Sílvia Amélia-
dc.contributor.referee4Pimentel, Andrey Ricardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
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