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dc.creatorLeite, Patrícia da Silva-
dc.date.accessioned2018-01-31T16:00:26Z-
dc.date.available2018-01-31T16:00:26Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationLEITE, Patricia da Silva Leite. Elementos de jogos digitais inclusivos para gameplay no contexto das pessoas com deficiência sob a perspectiva da interação corporificada. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2892-
dc.description.abstractThe act of playing is a way for the player to be in the world and to understand what is around her, to experience different realities and to identify herself with the discussions provided by the game. Used as a generator of meanings for society and for people, games can be understood as artifacts that must be accessible to all members of society, particularly digital games, considering they are one of the most comprehensive technologies nowadays, through which social, cultural, political and economic discussions are held. Reflecting on the sociocultural role of digital games and their relevance to people, arises the question about people with disabilities, how these people use digital games, how they are represented in digital games, and how they are engaged in the process of digital games development. In this sense, the present research uses Critical Analysis as the main method to conduct discussions about the stages of concept and elaboration of the fundamental elements of inclusive digital games for gameplay, from the perspective of people with disabilities in the light of Embodied Interaction theory. Thus, considering the principles of inclusion to address the elements of games and articulate the stages of development of inclusive digital games with Embodied Interaction, argue, in this research, how new concepts and perspectives can contribute to support the design of games towards the inclusion of people with disabilities, not only as players, but also as characters and game developers. These perceptions provide new ways of thinking and developing inclusive digital games, so that in the construction of these artifacts are considered the repercussion of the use of games in society, which occurs through the representations, values and meanings expressed by the games.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.subjectDeficientes - Jogos para computadorpt_BR
dc.subjectVídeogamespt_BR
dc.subjectInteração social - Jogos para computadorpt_BR
dc.subjectJogos para computador - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRelações intergrupaispt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectComputer gamespt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Computer gamespt_BR
dc.subjectVideo gamespt_BR
dc.subjectSocial interaction - Jogos para computadorpt_BR
dc.subjectComputer games - Social aspectspt_BR
dc.subjectIntergroup relationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleElementos de jogos digitais inclusivos para gameplay no contexto das pessoas com deficiência sob a perspectiva da interação corporificadapt_BR
dc.title.alternativeInclusive digital game elements for gameplay in the context of people with disabilities through embodied interaction perspectivept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ato de jogar é uma maneira de a pessoa que joga estar no mundo e entender o que a rodeia, de experimentar realidades diferentes e identificar-se com as discussões propiciadas pelo jogo. Utilizado como gerador de significados para a sociedade e para as pessoas, os jogos podem ser compreendidos como artefatos que devem ser acessíveis a todos os membros da sociedade, particularmente os jogos digitais, por serem uma das mídias que mais apresentam desdobramentos sociais, culturais, políticos e econômicos na atualidade. Na reflexão do papel sociocultural dos jogos digitais e sua relevância para as pessoas, surge a questão das pessoas com deficiência, sobre como essas pessoas utilizam os jogos digitais, como são dadas suas representações nos jogos digitais e como elas se envolvem no processo de desenvolvimento de jogos digitais. Neste contexto, a presente pesquisa utiliza como principal método a Análise Crítica para realizar discussões sobre as etapas de conceito e elaboração dos elementos fundamentais de jogos digitais inclusivos para o gameplay, sob a perspectiva das pessoas com deficiência e à luz da teoria Interação Corporificada. Deste modo, considerar os princípios de inclusão para abordar os elementos dos jogos e articular as etapas de desenvolvimento de jogos digitais inclusivos com a Interação Corporificada, evidenciam, nesta pesquisa, como novos conceitos e perspectivas podem contribuir para subsidiar o projeto de jogos que vão na direção da inclusão das pessoas com deficiência, não somente como jogadoras, mas também como personagens e desenvolvedoras de jogos. Estas percepções propiciam novas maneiras de pensar e desenvolver jogos digitais inclusivos, de modo que na construção destes artefatos sejam considerados os desdobramentos da utilização dos jogos na sociedade, que ocorre por meio das representações, dos valores e dos significados expressados por meio dos jogos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5067944072723231pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.referee2Joselli, Mark Eirik Scortegagna-
dc.contributor.referee3Melo, Amanda Meincke-
dc.contributor.referee4Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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