Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29022
Título: Levantamento do perfil do aluno evadido do curso de licenciatura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba
Título(s) alternativo(s): Survey of drop out teaching physics degree student’s profile at Federal University of Technology - Paraná - Campus Curitiba
Autor(es): Santos, Nicole Pereira dos
Orientador(es): Hirsch, Luciana Rocha
Palavras-chave: Evasão universitária
Estudantes universitários - Aspectos econômicos
Estudantes universitários - Aspectos sociais
Educação - Administração
Vocação
College dropouts
College students - Economic aspects
College students - Social aspects
Education - Management
Vocation
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Nicole Pereira dos. Levantamento do perfil do aluno evadido do curso de licenciatura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A evasão discente é um problema evidente nos cursos de ensino superior. Entre os cursos mais suscetíveis a este quadro estão os de licenciaturas, com a Licenciatura em Física correspondendo a cerca de 60% de evadidos neste curso. Por isso é tão importante buscar traçar o perfil do aluno que abandona a área de formação de professores. Conhecer a realidade dos alunos e as causas deste fato é fundamental para contribuir na proposição de políticas que possam reduzir a evasão. Esta pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento sobre o que influenciou os alunos do curso de licenciatura em física da UTFPR campus Curitiba a desistir, tentando determinar e compreender suas diversas causas, incluindo possíveis causas socioeconômicas, estruturais, de cunho técnico ou ainda causas vocacionais, em termos da realidade local destes evadidos, visando a construção de soluções adequadas às particularidades deste grupo. Foi identificado o aspecto vocacional como sendo o principal motivo para a desistência dos alunos.
Abstract: The students drop out is an evident problem in high degree education. Among the courses most susceptible to this situation are those of a teaching physics degree, having about 60% of total drop outs in Brazil. Due this, is important to determine a profile of the students who leaves the area of teaching education. Knowing the students’ reality and the causes of this fact is essential to contribute to the proposition of politics that could reduce drop outs. The following research aims to survey what influences physics degree students at UTFPR campus Curitiba to give up, trying to determine and understand their various causes, including possible socioeconomic, structural, technical or vocational causes in terms of the local reality of these drop out students, aiming to build solutions to the particularities of this group. And in general terms, vocational aspect was identified as the main reason for drop outs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29022
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
perfilalunoevadidofisica.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons