Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAires, João Paulo-
dc.date.accessioned2018-02-07T12:18:36Z-
dc.date.available2018-02-07T12:18:36Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationAIRES, João Paulo. Análise de plágio em teses e dissertações dos programas de pós-graduação na área de Ensino no período de 2010 a 2012. 2017. 168 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2902-
dc.descriptionAcompanha: Plágio: não copie essa ideiapt_BR
dc.description.abstractThis study aimed at verifying whether Higher Education Institutions (IES, Brazilian Portuguese abbreviation) develop policies and actions to prevent plagiarism in academic works enabling the creation of relevant publications. To achieve such aim, the following basic hypothesis was defined: Policies adopted to prevent plagiarism and actions developed by IES do not eliminate it, therefore, generate publications of little relevance and reduced reference indicators. The variables dependent on the basic hypothesis were relevant publications and number of appearance in references. The basic hypothesis independent variables involved policies and institutional actions. Regarding the objectives, the study was developed as exploratory research, carrying out a predominantly qualitative analysis of the problem. In relation to technical procedures, a survey was carried out, in which the corpus comprised 330 documents (dissertations and thesis) presented from 2010 to 2012, from the Graduate Courses (Masters, Professional Masters and PhD programs) in the teaching area offered by 45 higher education institutions. Data was collected using the Google search tool, and 50 excerpts were analyzed (containing sentences of up to six words) from the sections: introduction, five excerpts; theoretical background, 30 excerpts; methodology, 5 excerpts; and results and discussion, 10 excerpts. The data was analyzed by employing descriptive statistics. The basic hypothesis was confirmed, since the institutional actions implemented did not eliminate the problems resulting from plagiarism as confirmed by the proportion of plagiarism found (1,924 excerpts with plagiarism – over 11.0% of the excerpts analyzed). In addition, the report of some research results was published in journals which are not indexed in the Qualis system by Capes (33.1%). Despite recommendations made by Capes in 2011, very few measures were implemented by the IES to prevent academic plagiarism. The results led to the conclusion that the IES should implement internal norms and instruct the community periodically. They should also carry out a stricter analysis of the documents sent, punishing severely those responsible for plagiarism and intensifying actions and measures to systematically fight scientific dishonesty. Such measures might mitigate the plagiarism volume.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlágiopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)pt_BR
dc.subjectPesquisa - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectIntegridadept_BR
dc.subjectPlagiarismpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teaching (Graduate)pt_BR
dc.subjectResearch - Moral and ethical aspectspt_BR
dc.subjectIntegritypt_BR
dc.titleAnálise de plágio em teses e dissertações dos programas de pós-graduação na área de ensino no período de 2010 a 2012pt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of plagiarism in thesis and dissertations in graduate programs in the education area from 2010 to 2012pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo verificar se as instituições de ensino superior (IES) desenvolvem políticas e ações para combater o plágio nos trabalhos acadêmicos, permitindo a criação de publicações relevantes. Para isso, definiu-se a seguinte hipótese básica: As políticas adotadas no combate ao plágio e as ações desenvolvidas pelas IES não o eliminam, contudo, gerando publicações pouco relevantes e com reduzido índice de citações. Como variáveis dependentes da hipótese básica, tem-se: publicações relevantes e quantidade de citações. As variáveis independentes da hipótese básica envolvem as políticas e as ações institucionais. Em se tratando dos objetivos, o estudo realizou uma pesquisa exploratória, efetuando uma análise predominantemente qualitativa do problema. Com relação aos procedimentos técnicos, adotou-se um levantamento, no qual o corpus documental foi constituído de 330 documentos (dissertações e teses) apresentados, no período de 2010 a 2012, junto aos cursos de Pós-Graduação (Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado) na área de Ensino, ofertados em 45 instituições de ensino superior. A coleta de dados foi efetuada utilizando a ferramenta de busca Google, sendo analisados 50 trechos (compostos de sentenças de até seis palavras), retirados das seções: introdução - cinco trechos; referencial teórico - 30 trechos; metodologia - cinco trechos; e, resultados e discussão - 10 trechos. A análise dos dados foi efetuada por meio de estatística descritiva. Constatou-se que a hipótese básica foi confirmada, pois as ações institucionais implementadas não eliminam os problemas decorrentes de plágio, em virtude da proporção de plágio obtido (1.942 trechos com plágio - acima de 11,0% dos trechos analisados). Adicionalmente, a divulgação dos resultados de algumas pesquisas foi realizada em periódicos sem indexação no Qualis da Capes (33,1%). Confirma-se que, apesar das recomendações encaminhadas pela Capes em 2011, poucas medidas foram implementadas nas IES para combater o plágio acadêmico. Conclui-se que, se as IES implementassem normativos internos e, periodicamente, orientassem a comunidade, efetuassem uma análise mais rigorosa dos documentos encaminhados, penalizassem severamente os responsáveis e intensificassem ações e medidas para o combate sistemático da desonestidade científica, o volume de plágio seria mitigado.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.contributor.advisor1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.referee3Vargas, Leandro Martinez-
dc.contributor.referee4Frasson, Antônio Carlos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_D_Aires, João Paulo_2017.pdf4,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_D_Aires, João Paulo_2017_1.pdf780,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.