Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29076
Título: Estudo de um conversor CC-CC SEPIC-Zeta bidirecional com o conceito de dobrador de tensão para interface de um banco de baterias com uma microrrede CC
Título(s) alternativo(s): Study of a DC-DC bidirectional SEPIC-Zeta converter with voltage-doubler concept for interfacing a battery bank with a dc microgrid
Autor(es): Pereira, Vanderson Damião
Orientador(es): Font, Carlos Henrique Illa
Palavras-chave: Conversores de corrente elétrica
Correntes contínuas
Redes elétricas
Semicondutores
Electric current converters
Electric currents, Direct
Electric networks
Semiconductors
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PEREIRA, Vanderson Damião. Estudo de um conversor CC-CC SEPIC-Zeta bidirecional com o conceito de dobrador de tensão para interface de um banco de baterias com uma microrrede CC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta a análise teórica, as equações de projeto e a construção de um conversor CC-CC SEPIC-Zeta bidirecional, com o conceito de dobrador de tensão. O conversor é adequado para conectar um sistema de armazenamento de energia com baterias em uma microrrede CC. Devido ao conceito de duplicação de tensão, o estresse de tensão nos semicondutores é reduzido pela metade, quando comparado com um conversor convencional. São apresentados os resultados obtidos em simulação numérica com objetivo de validar o estudo teórico. O conversor é modulado por largura de pulso com a frequência de comutação de 20 kHz, operando no modo de condução contínuo. Além disso, ele é projetado para operar com uma tensão de entrada no sentido direto de 250 V e a tensão na saída de 360 V, com uma potência processada de 1000 W.
Abstract: This work presents the theoretical analysis, design equations and the construction of a dc-dc bidirectional SEPIC-Zeta converter, with voltagedoubler concept. The converter is suitable for connecting a battery energy storage system with a DC microgrid. Due to the voltage-doubler concept, the voltage stress in semiconductors is reduced by half compared to a conventional converter. The results obtained in numerical simulation are presented in order to validate the theoretical study. The converter is pulse width modulated with the switching frequency of 20 kHz, operating in continuous conduction mode. Furthermore, it is designed to operate with a forward input voltage of 250 V, and output voltage of 360 V and, a rated power of 1000 W.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29076
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conversorbidirecionaldobradortensao.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons