Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29108
Título: Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Water and conscious consumption: the relevance of experimentation in science teaching
Autor(es): Passos, Fátima Galucci
Orientador(es): Lima, Daniela Macedo de
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Água
Aprendizagem
Science - Study and teaching
Water
Learning
Data do documento: 29-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: PASSOS, Fátima Galucci. Água e o consumo consciente: a relevância da experimentação no ensino de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Este trabalho teve a água como temática e foi transformado em práticas a serem utilizadas no ensino de ciências, buscando rever conceitos e aplicabilidades no dia-a-dia, de forma a postergar sua escassez, fazendo uso de materiais comuns, encontrados facilmente, e que levou o aluno a refletir e tomar ciência sobre a importância de colaborar com a economia e utilização desse bem fundamental para a vida no planeta. Assim sendo, o presente trabalho teve por objetivo reconhecer a importância da água na vida dos seres vivos, bem como identificar e valorizar a mesma como um recurso natural finito, promover o seu uso consciente e racional. Foram realizadas práticas que retratavam a utilização da água de forma consciente. Uma delas exemplificando seu uso com materiais recicláveis, e em outra uma análise dos dados contidos na conta de água, com a finalidade de extração de dados reais envolvendo média de consumo presente e como economizar em contas futuras. Também foram utilizados três vídeos curtos como objetivo de esclarecer os problemas que poderemos enfrentar pela falta de água, possibilitando um melhor aproveitamento em sala de aula, podendo desta forma sensibilizar para conscientizar os alunos a respeito da crise hídrica do século XXI, principalmente na cidade de São Paulo e que afetará cada vez mais os cidadãos, gerando reflexão e questionamentos a cerca do tema. Planejando aulas com a utilização de recursos diferenciados foi possível obter maior interesse e participação dos alunos.
Abstract: This work had water as thematic and was transformed in to practices to be used in science teaching, seeking to review concepts and applications in the day to day, in order to postpone it's scarcity, making use of common materials, easily found, leading the student to reflect and be come aware of the importance of collaborating with the economy and use of this fundamental good for life on the planet. Thus, the present work aimed to recognize the importance of water in the life of living beings, as well as to identify and value it as a finite natural resource, to promote its conscious and rational use. Practices that portrayed the use of water in a conscious way were performed. One was an example of its use with recyclable materials, and another the analysis of the data contained in the waterbill, for the purpose of extracting actual data involving the present average consumption and how to save on future charges. Three short videos were also used to clarify the problems we may face due to the lack of water, allowing a better use in the classroom, and in this way raise awareness of the 21st century water crisis, especially in the city of São Paulo, and that will affect the citizens more and more, generating reflection and questions about the theme. By planning classes with the use of differentiated resources it was possible to obtain greater interest and participation of the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29108
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_20.pdf648,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.