Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29138
Título: O uso da garrafa pet como ferramenta para a educação ambiental na escola
Título(s) alternativo(s): The use of the pet bottle as a tool for environmental education in
Autor(es): Camine, Roselei
Orientador(es): Tessaro, Dineia
Palavras-chave: Educação ambiental
Aprendizagem
Ciência - Estudo e ensino
Environmental education
Learning
Science - Study and teaching
Data do documento: 22-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: CAMINE, Roselei. O uso da garrafa pet como ferramenta para a educação ambiental na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: O meio ambiente vem passando por vários processos de destruição e degradação, causando assim o desequilíbrio ambiental, escassez dos recursos naturais e a extinção de várias espécies. Diante dos questionamentos que a humanidade vem fazendo sobre essa problemática e de ações que vêm sendo efetivadas para tentar amenizar tal situação, a educação ambiental foi inserida na escola, para alertar a sociedade sobre a degradação dos recursos naturais. Sendo assim, a educação ambiental, tem sido inserida nas escolas, através de um processo pedagógico lúdico e participativo para desenvolver uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. Como as crianças estão em processo de aprendizado, o lúdico permite que elas possam assimilar expressar e expor suas ideias e colocar a criança em movimento, contribuindo para ter uma aprendizagem e desenvolvimento agradável, além de tornar o conteúdo uma forma prazerosa de se aprender. Este trabalho relata a experiência da prática de Educação Ambiental, através do desenvolvimento de palestras e oficinas, trabalhando a reciclagem da garrafa pet na construção de brinquedos e jogos. Por meio dos questionários aplicados e das atividades propostas foi possível concluir a percepção e o melhor entendimento dos alunos em relação ao meio ambiente e a importância da reciclagem das garrafas pet.
Abstract: The environment has been undergoing several processes of destruction and degradation, causing environmental imbalance, scarcity of natural resources and the extinction of several species. Faced with the questions that humanity has been making about this problem and actions that have been carried out to try to alleviate this situation, environmental education was inserted in the school, to alert society about the degradation of natural resources. Thus, environmental education has been inserted in schools, through a playful and participative pedagogical process to develop a critical awareness about environmental issues. As the children are in the process of learning, the playful one allows them to assimilate express and expose their ideas and put the child in movement, contributing to have a pleasant learning and development, besides making content a pleasant way to learn. This paper reports on the experience of Environmental Education practice, where lecture and workshop activities were developed, working on the recycling of the pet bottle, this form adopted to work on the theme is effective and rewarding, enabling new knowledge and an appeal to the environmental cause.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29138
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_51.pdf885,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.