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dc.creatorMartinelli, Denise-
dc.date.accessioned2022-08-11T13:11:21Z-
dc.date.available2022-08-11T13:11:21Z-
dc.date.issued2022-06-16-
dc.identifier.citationMARTINELLI, Denise. Importância do planejamento no cotidiano das famílias: um estudo bibliográfico sobre a educação financeira no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29218-
dc.description.abstractFinancial education is relevant for everyone in any income and age group, as everyone looking for stability and financial security to apply life in the way they think is most convenient. Knowing how to earn, save and invest your resources is the best way to ensure this issue. Therefore, the sooner you have contact with this area of knowledge, the easier it is to use it later, so teaching in schools is an excellent applicability strategy, considering High School as essential. Since they will soon be in the job market and should know how to deal with these issues to better take advantage of their gains, thus contributing to the well-being of society in general, making the economy healthy. In this context, this study, through a literature review, sought to analyze what the authors bring about the teaching of financial mathematics in high school, discussing their ideas and analyzing the preparation of mathematics teachers on the subject in the classroom. Search bases of scientific articles such as Scielo and Google Scholar were used, aiming to achieve the objective of the research, which was to analyze the relevance and use of teaching Financial Education in High School, and what its impacts on the Brazilian family budget. The conclusion of the study is that the importance of financial mathematics in high school is crucial and urgent, however, teachers are not trained for this mission in this sense. Education laws are adapting to this matter and considering this importance. In this way, the teaching of financial mathematics in high school is a matter of public utility and that needs to be faced with the prominence it has.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectYoung adultspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBusiness mathematicspt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.titleImportância do planejamento no cotidiano das famílias: um estudo bibliográfico sobre a educação financeira no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeImportance of planning in the daily life of families: a bibliographic study on financial education in high schoolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA educação financeira é relevante para todos em qualquer faixa de renda e etária, visto que todos que procuram estabilidade e segurança financeira para aplicar a vida da maneira que pensarem ser mais conveniente. Saber ganhar, economizar e investir os seus recursos é o melhor modo de assegurar essa questão. Portanto, quanto mais cedo se tiver contato com essa área do conhecimento, mais fácil fica de utiliza-la depois, assim, ensinar nas escolas é uma excelente estratégia de aplicabilidade, considerando o Ensino Médio como essencial. Visto que logo estarão no mercado de trabalho e deverão saber lidar com essas questões para melhor aproveitar seus ganhos, contribuindo, assim, para o bem estar da sociedade em geral tornando a economia salutar. Nesse contexto, esse estudo por meio de uma revisão de literatura buscou analisar o que os autores trazem sobre o ensino da matemática financeira no Ensino Médio, conversando suas ideias e analisando a preparação dos professores de matemática sobre a matéria em sala de aula. Foram utilizadas bases de buscas de artigos científicos como Scielo e Google Acadêmico, visando atingir o objetivo da pesquisa que foi analisar a relevância e emprego do ensino da Educação Financeira no Ensino Médio, e quais seus impactos no orçamento familiar brasileiro. A conclusão do estudo fica em torno de que a importância da matemática financeira no Ensino Médio é crucial e urgente, porém, os professores não encontram-se capacitados para essa missão nesse sentido. As leis de ensino estão se adequando para esse assunto e considerando essa importância. Desse modo, o ensino da matemática financeira no Ensino Médio é um assunto de utilidade pública e que precisa ser encarado com a proeminência que tem.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Scheitt, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee1Scheitt, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee2Lima, José Donizetti de-
dc.contributor.referee3Bennemann, Marcio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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