Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStumpf, Erica Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-08-11T13:14:22Z-
dc.date.available2022-08-11T13:14:22Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.citationSTUMPF, Erica Ribeiro. Educação financeira e matemática financeira: uma análise do livro didático do 6° ano do ensino fundamental na perspectiva da educação matemática crítica na abordagem do conteúdo de porcentagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29223-
dc.description.abstractThe objective of this work is to verify in the Mathematics textbooks, used in the sixth year of Elementary School – from schools in Paraná, if they approach the perspective of Critical Mathematics Education in the percentage contents. There was discussion of the Critical Mathematics Education approach, within the contents of Financial Mathematics, starting with the exercises proposed by the books studied. Three textbooks of the sixth year of Elementary School were analyzed, from schools in Paraná in the public education network, these being the most used by schools within the valid proposal by the PNLD from the years 2018 to 2020 of different years and editorial seals. The methodological course is guided by the perspective of qualitative and exploratory research, presenting the detailed stages of the research and its structuring. The results obtained through exercises of the percentage content extracted from the source books are discussed, with analysis through investigative questions that govern Critical Mathematics Education. Possibilities are also presented through a personal survey of how it is possible to make students perceive the lack or presence of Critical Mathematics Education in their contents and consequently in their exercises.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBusiness mathematicspt_BR
dc.titleEducação financeira e matemática financeira: uma análise do livro didático do 6° ano do ensino fundamental na perspectiva da educação matemática crítica na abordagem do conteúdo de porcentagempt_BR
dc.title.alternativeFinancial education and financial mathematics: an analysis of teaching book of the 6th year of elementary school in perspective of critical mathematical education in approaching the content of percentagept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é verificar nos livros didáticos de Matemática, utilizados no sexto ano do Ensino Fundamental – de escolas paranaenses, se abordam a perspectiva da Educação Matemática Crítica nos conteúdos de porcentagem. Houve discussão da abordagem da Educação Matemática Crítica, dentro dos conteúdos de Matemática Financeira, com ponto de partida os exercícios propostos pelos livros estudados. Foram analisados três livros didáticos do sexto ano do Ensino Fundamental, de escolas paranaenses da rede pública de ensino, sendo esses os mais usados pelas escolas dentro da válida proposta pelo PNLD dos anos de 2018 a 2020 de diferentes anos e selos editoriais. O percurso metodológico é pautado na perspectiva da pesquisa qualitativa e exploratória sendo apresentadas as etapas de detalhadamente da pesquisa e sua estruturação. São discutidos os resultados obtidos através de exercícios do conteúdo de porcentagem extraídos dos livros fonte, com análise através de perguntas investigativas que regem a Educação Matemática Crítica. Também são apresentadas possibilidades através de um levantamento pessoal de como se é possível fazer com que os alunos percebam a falta ou a presença da Educação Matemática Crítica em seus conteúdos, consequentemente em seus exercícios.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee2Zarpelon, Edinéia-
dc.contributor.referee3Pires, Liceia Alves-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matematicafinanceiralivrodidatico.pdf991,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons