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Título: Acionamento de motor brushless utilizando estratégias FOC e six-step por meio do kit STEVAl-SPIN3201
Título(s) alternativo(s): FOC and six-step BLDC motor control strategies using STEVAL-SPIN3201 kit
Autor(es): Trentin, Lucas de Viveiros
Orientador(es): Lopes, Juliano de Pelegrini
Palavras-chave: Motores - Dispositivos de partida
Motores elétricos
Controle de processo
Motors - Starting devices
Electric motors
Process control
Data do documento: 6-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TRENTIN, Lucas de Viveiros. Acionamento de motor brushless utilizando estratégias FOC e six-step por meio do kit STEVAl-SPIN3201. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Nesse trabalho foi abordado o controle de um motor brushless utilizando os métodos Field- Oriented Control (FOC) e six-step. Foram apresentados os conceitos teóricos necessários para esses controladores, além das ferramentas necessárias para suas implementações. Também foram apresentados resultados experimentais. Os parâmetros e dados do motor foram obtidos por meio de uma rotina de ensaio para coleta de dados do motor, permitindo assim a correta configuração dos métodos de controle. A programação dos métodos de controle e o acionamento do motor foram realizados com o kit de desenvolvimento STEVAL-SPIN3201 devido a flexibilidade e a portabilidade de implementação. Além disso, o kit é compatível com uma grande variedade de motores. Como resultado, foi possível observar a resposta a variação de velocidade de cada controle para um motor com potência nominal de 166 W, que o controle FOC possui uma resposta mais rápida e uma menor oscilação que o controle six-step. O trabalho desenvolvido fornece uma sequência de orientações para a coleta de dados do motor, controle e acionamento utilizando o kit STEVAL-SPIN3201.
Abstract: In this work, the control of a brushless motor using the Field-Oriented Control and six-step methods was addressed. The theoretical concepts necessary for these controllers were presented, in addition to the necessary tools for implementation. Experimental results were also presented. The parameters and engine data were obtained through a test routine, thus allowing the correct configuration of the control methods. Programming of control methods and motor drive was performed with the STEVAL-SPIN3201 development kit due to the flexibility and portability of implementation. In addition, the kit is compatible with a wide range of engines. As a result, it was possible to observe the response to speed variation of each control for a motor with a nominal power of 166 W, that the FOC control has a faster response and less oscillation than the six-step control. The work developed provides a sequence of guidelines for the collection of motor, control and drive data using the kit STEVAL-SPIN3201.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29368
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