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dc.creatorZanella, Joatan Pedro-
dc.date.accessioned2022-08-23T11:29:28Z-
dc.date.available2022-08-23T11:29:28Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationZANELLA, Joatan Pedro. Viabilidade econômica da implantação diferentes modelos de carregadores para carros elétricos, comercializando energia gerada por sistemas fotovoltaicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29372-
dc.description.abstractWith the global search for sustainability, new technologies are developed and improved seeking cleaner production and that can with the production in scale, have lower costs and become accessible to the population, as is the case of electric cars. However, the spread of the use of rechargeable batteries increases the demand for charging stations and electric energy production. Thus, this study aimed to conduct an economic viability study of investment projects for recharging stations with different models of chargers for electric cars commercializing energy generated in a photovoltaic generation system. Through research, information about the most common electric vehicles to be found in Brazil was obtained, and systems to support them were dimensioned. In this dimensioning the costs of operation, maintenance and implementation of the photovoltaic system and the different models of electric chargers were estimated, resulting in four different sets of potential enterprises. Through deterministic methods the scenarios of each set were created and economic viability indicators were applied individually. At the end of this project, it was possible to determine that the complete system involving 22 kW chargers is the investment that has the best potential for practical implementation, but is very sensitive to changes in scenarios.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectCarregadorespt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectInstalações elétricaspt_BR
dc.subjectSistemas de energia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectAnálise econômico-financeirapt_BR
dc.subjectPorterspt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectElectric wiringpt_BR
dc.subjectPhotovoltaic power systemspt_BR
dc.subjectRatio analysispt_BR
dc.titleViabilidade econômica da implantação diferentes modelos de carregadores para carros elétricos, comercializando energia gerada por sistemas fotovoltaicospt_BR
dc.title.alternativeEconomic feasibility of implementing different models of chargers for electric cars, commercializing energy generated by photovoltaic systemspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNa busca mundial por sustentabilidade, novas tecnologias são desenvolvidas e aperfeiçoadas buscando produções mais limpas e que possam com a produção em escala, ter custos menores e se tornarem acessível à população, como é o caso dos carros elétricos. Entretanto, a disseminação de utilização de baterias recarregáveis, aumenta a demanda por postos de carregamento e produção de energia elétrica. Dessa forma, este trabalho buscou realizar um estudo de viabilidade econômica de projetos de investimentos de estação de recargas com diferentes modelos de carregadores para carros elétricos comercializando energia gerada em um sistema de geração fotovoltaica. Através de pesquisas se chegou a informações dos veículos elétricos mais comuns de serem encontrados no Brasil, e foram dimensionados sistemas para atendêlos. Nesse dimensionamento, foram estimados os custos de operação, manutenção e implantação do sistema fotovoltaico e dos diferentes modelos de carregadores elétricos, resultando em quatro diferentes conjuntos de potenciais empreendimentos. Por meio de uma abordagem, determinística, Através de métodos determinísticos foram criados os cenários de cada conjunto e avaliados individualmente indicadores de viabilidade econômica. Ao final desse projeto foi possível determinar que o sistema completo envolvendo carregadores de 22 kW, é o investimento que apresenta melhor potencial de implementação prático, porém é muito sensível a mudanças de cenários.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Jean Patric da-
dc.contributor.advisor-co1Carvalheiro, Elizângela Mara-
dc.contributor.referee1Costa, Jean Patric da-
dc.contributor.referee2Carvalheiro, Elizângela Mara-
dc.contributor.referee3Soares, Alexandre Batista de Jesus-
dc.contributor.referee4Lima, Ana Cristina Alves Silveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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