Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29403
Título: Impacto na sociedade no modelo de avaliação CAPES: implicações a partir de experiências de um programa de pós-graduação de uma universidade comunitária
Título(s) alternativo(s): Impact on society in the CAPES assessment model: implications from the experiences of a graduate program at a community university
Autor(es): Zambiasi, Fábio
Orientador(es): Oliveira, Marlize Rubin
Palavras-chave: Ciências sociais - Filosofia
Integração social
Comunidades - Desenvolvimento
Planejamento regional
Social sciences - Philosophy
Social integration
Community development
Regional planning
Data do documento: 26-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ZAMBIASI, Fábio. Impacto na sociedade no modelo de avaliação CAPES: implicações a partir de experiências de um programa de pós-graduação de uma universidade comunitária. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Essa dissertação se insere no campo de investigação da Educação Superior (ES) com foco em impactos na sociedade de Programas de pós-graduação stricto sensu. O impacto na sociedade é um quesito que passou a ocupar um lugar central na ficha de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a partir do quadriênio 2017-2020. Diante disso, o objetivo aqui proposto foi analisar o quesito impacto na sociedade do modelo de avaliação da CAPES e implicações em um Programa de pós-graduação de uma universidade comunitária. Para tanto, definiu-se como lócus de investigação o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). A escolha do lócus de investigação se justifica pelo fato das universidades comunitárias serem responsáveis por interiorizar e consolidar a ES na Mesorregião Oeste Catarinense. No que se refere ao PPGCS, este é o curso de doutorado mais consolidado na Mesorregião. Para tanto, a perspectiva decolonial trouxe sustentação epistêmica necessária à pesquisa e a abordagem qualitativa, através da pesquisa exploratória e documental, bem como entrevistas semiestruturadas, encaminharam a investigação. A pesquisa ocorreu através de documentos no site da CAPES, da UNOCHAPECÓ e do PPGCS, e as entrevistas semiestruturadas com membros do Grupo de Trabalho responsável pelo aprimoramento da Ficha de Avaliação da CAPES e com servidores/as da UNOCHAPECÓ e do PPGCS. A análise documental ocorreu com a construção de categorias analíticas. Os principais resultados demonstram que a formulação do quesito impacto na sociedade ocorreu a partir de um viés que visa compreender, estimular e ampliar a inserção e impacto dos Programas na sociedade. Este quesito trouxe a possibilidade do PPGCS retomar e ampliar ações e atividades de inserção social; a autorreflexão da sua atuação, revisão e replanejamento de planos, políticas, estratégias, ações e atividades; e na possibilidade de ampliar contribuições no desenvolvimento regional. Por fim, é possível afirmar que a formulação do quesito ocorre dentro de um modelo de avaliação regulatório que se impõe como fiscalizador do saber, assim como padroniza e unifica critérios do processo avaliativo, reproduzindo relações configuradas em um padrão de poder moderno/colonial.
Abstract: This teses is part of the field of investigation of Higher Education (HE) with a focus on the impacts of graduate programs on society. The impact on society is a question that has come to occupy a central place in the evaluation form of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) from the 2017-2020 quadrennium. Therefore, the objective proposed here was to analyze the impact on society of the CAPES evaluation model and implications for a graduate program at a community university. For this purpose, the Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) of the Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) was defined as the locus of research. The choice of research locus is justified by the fact that community universities are responsible for internalizing and consolidating higher education in the West Mesoregion of Santa Catarina. With regard to the PPGCS, this is the most consolidated doctoral course in the Mesoregion. Therefore, the decolonial perspective brought the necessary epistemic support to the research and the qualitative approach, through exploratory and documental research, as well as semi-structured interviews, guided the investigation. The research took place through documents on the CAPES, UNOCHAPECÓ and PPGCS websites, and semi-structured interviews with members of the Grupo de Trabalho responsible for preparing the CAPES Evaluation Sheet and with UNOCHAPECÓ and PPGCS servers. The documental analysis took place with the construction of analytical categories. The main results demonstrate that the formulation of the impact on society question was built from a bias that aims to understand, stimulate and expand the insertion and impact of the Programs in society. This question brought the possibility for the PPGCS to resume and expand social inclusion actions and activities; the self-reflection of its performance, review and replanning of plans, policies, strategies, actions and activities; and the possibility of expanding contributions to regional development. Finally, it is possible to affirm that the formulation of the question occurs within a regulatory evaluation model that imposes itself as a supervisor of knowledge, as well as standardizing and unifying criteria of the evaluation process, reproducing relationships configured in a modern/colonial power pattern.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29403
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
impactosociedadecapesimplicacoes.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons