Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29632
Título: Dança: espaço de criação e aprendizagem na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Dance: space of creation and learning with dance in early childhood education
Autor(es): Silva, Breylla Raphaela da
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Música na educação
Prática de ensino
Inovações educacionais
Music in education
Student teaching
Educational innovations
Data do documento: 23-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Breylla Raphaela da. Dança: espaço de criação e aprendizagem na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A dança muito contribui para desenvolver o aluno no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na educação infantil, pois estimula diferentes áreas do cérebro da criança, que não são desenvolvidas por outras formas de linguagens. Percebe-­se que a dança pode influenciar e melhorar o comportamento dos alunos, facilitando, inclusive, o processo ensino­ aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento global deles. É preciso criar situações em que movimentar e dançar e aprender tenham finalidade específica, que não se configurem em um exercício mecânico e sem sentido. Para isso, é importante o desenvolvimento de propostas estruturadas em torno de atividades de desenvolvimento, tendo a dança como uma estratégia de trabalho, de modo que o ato de ensino e aprendizagem na escola não perca seu caráter social. Faz­-se necessário, portanto, orientação e apoio. A formação dos profissionais da educação, hoje, exige o desenvolvimento de uma perspectiva interdisciplinar, pluralista e integradora, que pode ser ampliada e enriquecida no trabalho a ser desenvolvido com os docentes em exercício, a partir de propostas que articulem intimamente o científico e o pedagógico, numa visão unitária e multidimensional da cultura. Tem como objetivo mostrar que os benefícios da dança como um todo, como ela pode ajudar no crescimento da criança, como ela auxilia em seu desenvolvimento, tanto na consciência corporal quanto em sua desenvoltura social.
Abstract: The dance greatly contributes to develop the student in the process of teaching and learning, especially in early childhood education, because it stimulates different areas of the child's brain, which are not developed by other forms of language. It is perceived that dance can influence and improve the behavior of the students, even facilitating the teaching­learning process, contributing to their global development.It is necessary to create situations in which moving,and dancing and learning have a specific purpose, which are not a mechanical and meaningless exercise. For this, it is important to develop proposals structured around development activities, having dance as a work strategy, so that the act of teaching and learning at school does not lose its social character. Therefore, orientation and support are needed. The formation of education professionals today requires the development of an interdisciplinary, pluralist and integrating perspective, which can be expanded and enriched in the work to be developed with the teachers in office, based on proposals that closely articulate the scientific and pedagogical, in a unitary and multidimensional vision of culture.It aims to show that the benefits of dance, howit can help in the growth of the child, how it helps in their development, both in body awareness and in their social development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29632
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dancaaprendizagemeducacaoinfantil.pdf366,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.