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dc.creatorSilva, Gustavo Felipe da-
dc.date.accessioned2022-09-19T18:55:02Z-
dc.date.available2022-09-19T18:55:02Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo Felipe da. O ensino na obra De Magistro, de Tomás de Aquino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29656-
dc.description.abstractAfter receiving the works of Aristotle in the Middle Ages, there was a great influence on Western thought that preceded the 13th century, especially in the works of Thomas Aquinas, who assimilated the new Aristotelian concepts, and added them to the thinking of the Middle Ages. The objective of this research is to present the conceptions about teaching in De Magistro, by Thomas Aquinas, in the light of the context of universities and Aristotelian philosophy, in order to better understand his idea about the subject. Furthermore, the work allows us to demonstrate that in the medieval period, there was intellectual innovation and development, unlike the concept of the Middle Ages diffused by the Illuminism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação medievalpt_BR
dc.subjectIdade Média - Históriapt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducation, Medievalpt_BR
dc.subjectMiddle ages - Historypt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.titleO ensino na obra De Magistro, de Tomás de Aquinopt_BR
dc.title.alternativeTeaching in the work De Magistro, by Tomas Aquinaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoApós a recepção das obras de Aristóteles no medievo, ocorreu uma grande influência no pensamento ocidental que precedeu o século XIII, sobretudo nas obras de Tomás de Aquino, que assimilou os novos conceitos aristotélicos e os agregou ao pensar da Idade Média. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar as concepções acerca do ensino no De Magistro, de Tomás de Aquino, à luz do contexto das universidades e da filosofia Aristotélica, afim de melhor compreender sua ideia sobre o tema. Além disso, o trabalho nos permitiu demonstrar que, no período medieval, houve inovação intelectual e desenvolvimento, diferentemente do conceito de Idade Media difundido pelo Iluminismo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos-
dc.contributor.referee1Santos, Nelson dos-
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.contributor.referee3Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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