Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29668
Título: As charges no ensino de história: algumas considerações sobre seus usos nos livros didáticos escolares
Título(s) alternativo(s): Cartoons in the teaching of history: considerations about their uses in school's textbooks
Autor(es): Paula, Larissa Klosowski de
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Livros didáticos
Atividades criativas na sala de aula
Learning strategies
Textbooks
Creative activities and seat work
Data do documento: 18-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PAULA, Larissa Klosowski de. As charges no ensino de história: algumas considerações sobre seus usos nos livros didáticos escolares. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A presente proposta visa compreender como as charges são utilizadas enquanto recurso para o ensino de história em uma coleção didática distribuída no ano de 2015. Para tanto, partiu-se da hipótese de que as charges são utilizadas como fontes históricas e são encaminhadas enquanto tais neste material selecionado. Para responder a tal hipótese, partiu-se, primeiramente, do referencial para se compreender o que são esses recursos e quais as suas possíveis utilizações em sala de aula na disciplina de história. Vale destacar, inicialmente, que as charges são tipologias de gênero textual verbal e não verbal, cujo o objetivo é transpor o conteúdo por intermédio do exagero, da crítica e da intencionalidade do autor. No que tange à história, esse elemento compreende uma fonte que permite a identificação de reações diante de alguma conjuntura que permeou a realidade do autor da mesma, podendo, portanto, compreender o rol de fontes. A metodologia, neste sentido, correspondeu à pesquisa bibliográfica para delimitação dos usos das charges na ciência de referência, para, então, analisar as formas como as mesmas são utilizadas nos livros didáticos.
Abstract: The present work aims to understand how cartoons are used as a resource for teaching history in a didactic collection of books distributed in the year 2015. For it, it was assumed that the cartoons are used as historical sources and are forwarded as such in this material. To answer this hypothesis, we started first from the framework, to understand what these resources are and their possible uses in the classroom on the history discipline. It is worth noting that initially the cartoons are typologies of verbal and non-verbal textual genre whose purpose is to transpose the content through exaggeration, criticism and the author's intentionality. With regard to history, this element comprehends as a source that allows the identification of reactions in the face of some conjecture that permeated the reality of the author of the cartoon thus being able to understand the list of sources. The methodology in this sense corresponded to bibliographic research, to delimit the uses of cartoons in the reference science to then analyze the ways in which they are used in textbooks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29668
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
chargelivrosdidaticos.pdf3,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.