Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29741
Título: Livros didáticos de química: uma análise fundamentada na Base Nacional Comum Curricular de 2017
Título(s) alternativo(s): Chemistry textbooks: a reasoned analysis on the Common National Curriculum Basis of 2017
Autor(es): Feldkircher, Alessandra
Orientador(es): Nunes, Rodrigo Ruschel
Palavras-chave: Ensino - Legislação
Livros didáticos
Ensino - Meios auxiliaries
Educational law and legislation
Textbooks
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 3-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FELDKIRCHER, Alessandra. Livros didáticos de química: uma análise fundamentada na Base Nacional Comum Curricular de 2017. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.
Resumo: O presente trabalho abrange a análise da forma como é feita a estruturação dos conteúdos de química nos livros didáticos baseados na Base Nacional Comum Curricular de 2017. As investigações são fundamentadas na pesquisa qualitativa do tipo exploratória baseadas nos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático 2021 e em competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular de 2017. As análises visaram a observação quanto a exploração adequada dos critérios e competências para a promoção de um saber significativo. Considerando a importância do Livro Didático como fonte de informação e recurso relevante na dinâmica das aulas, destaca-se a importância da organização do conteúdo de maneira que este sirva como apoio durante as aulas e colabore para a evolução do estudante. Após as observações, constatou-se que os livros disponibilizaram tópicos bastante sucintos, colocando como preocupação maior a proposição da exploração das competências em detrimento do esvaziamento de conceitos químicos. Já em relação aos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático, observou-se que a maioria dos critérios são trabalhados adequadamente por meio de atividades, figuras e textos complementares.
Abstract: The current academic work aims to analyze how the structuring of chemistry contents is presented in textbooks based on the Brazilian Common National Curriculum Base from 2017. The investigations use exploratory qualitative research based on criteria established by the Brazilian National Textbook Program from 2021 and specifications proposed by the Brazilian Common National Curriculum Base from 2017. The analyzes objectify to observe the proper exploration of criteria and specifications to encourage a significant knowledge. Considering the importance of the Textbook as a source of information and substancional resource in the dynamics of classes, stands out the importance of organizing the content in a way that it supports the classes and consolidates the student's development. After the observations, it has been understood that the books presented concise topics, showing the proposition of specifications exploration as the major concern at the cost of emptying chemical concepts. Regarding the criteria established by the Brazilian National Textbook Program, it has been noticed that the majority of criteria are presented properly through activities, figures and complementary texts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29741
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livrosdidaticosquimicaanalise.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons