Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHanda, Rene Augusto-
dc.date.accessioned2018-03-09T19:48:26Z-
dc.date.available2018-03-09T19:48:26Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.citationHANDA, Rene Augusto. Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2980-
dc.description.abstractIn this work we present a detailed construction of the following mobile applications: Que Dia Foi which uses mathematical concepts of divisibility and congruence to determine the day of the week in which a date occurred and Cálculo de Áreas, which uses the Shoelace Theorem to determine the area of a region defined by coordinates collected by GPS. The development of these mobile applications require skills that are common to mathematical thinking, as well as the mathematics concepts inherent in applications. In this way we aim to offer an option to project-based learning initiatives, which is the development of applications for mobile devices with Andriod operating system, through the online platform MIT App Inventor 2. The MIT App Inventor 2 platform allows to program by fitting blocks, that is, more visual and with a number of features available.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectMatemática aplicadapt_BR
dc.subjectComputação - Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectApplied mathematicspt_BR
dc.subjectComputer - Mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeApplications development as a learning tool in mathematicspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos a construção detalhada dos aplicativos: Que Dia Foi, que utiliza conceitos matemáticos de divisibilidade e congruência para determinar o dia da semana em que ocorreu determinada data e Cálculo de Áreas, que utiliza o Teorema do Cadarço para determinar a área de uma região definida por coordenadas coletadas via GPS. O desenvolvimento desses aplicativos requer habilidades que são comuns ao raciocínio matemático, além dos conceitos matemáticos inerentes aos aplicativos. Desta forma visamos oferecer uma opção para iniciativas de aprendizagem baseada em projetos, que é o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis com sistema operacional Android, através da plataforma on line MIT App Inventor 2. A plataforma MIT App Inventor 2 permite a programação por blocos que se encaixam, ou seja de forma mais visual e com uma série de recursos disponíveis.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7089254470999562pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, João Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719190119956611pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, João Luis-
dc.contributor.referee2Steklain, Andre Fabiano-
dc.contributor.referee3Calegari, Priscila Cardoso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Handa, Rene Augusto_2017.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.