Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Graziela Scopel-
dc.date.accessioned2012-10-10T13:31:48Z-
dc.date.available2012-10-10T13:31:48Z-
dc.date.issued2012-02-27-
dc.identifier.citationBORGES, Graziela Scopel. A formação do protagonismo do jovem rural a partir da pedagogia da alternância em casas familiares rurais. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/298-
dc.description.abstractThinking in youth as actors-subjects capable of participating in a more effective way of social change, is to think of a way to enhance the opportunities for endogenous development. The theme of juvenile protagonism has been discussed in recent years as a way of encouraging the involvement of young and learning as a form of democratic participation. This dissertation research has as its theme the study of practices pedagogical in the Pedagogy of Alternating of Rural Family Houses and formation for the protagonism of rural youth. We conducted a social search of qualitative character, with the data collection instrument observations, questionnaires and interviews. Was use of the instruments of the Pedagogy of Alternating as a methodological option of directing research. It was understood that juvenile protagonism is inherent in the pedagogical Pedagogy of Alternating and teaching tools that foster the formation of the rural youth protagonism. It should be taken into account in this context, the contradictions of pedagogical practices and the different socio-cultural contexts to which the Rural Family Houses are inserted. It was felt that rural youth needs more social media channels and spaces of participation, especially in rural communities. Initiatives to ensure and at times foster protagonism of rural youth were identified and highlighted as actions that were beyond the youth activism.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFamílias ruraispt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectRural familiespt_BR
dc.titleA formação do protagonismo do jovem rural a partir da pedagogia da alternância em casas familiares ruraispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPensar na juventude como sujeitos-atores capazes de participar de uma forma mais efetiva das transformações sociais, é pensar em uma forma de valorizar as possibilidades de desenvolvimento endógeno. O tema protagonismo juvenil vem sendo discutido nos últimos anos como uma das formas de estímulo ao envolvimento do jovem e como forma de aprendizado da participação democrática. A presente dissertação tem como tema de pesquisa o estudo das práticas pedagógicas da Pedagogia da Alternância em Casas Familiares Rurais e a formação para o protagonismo do jovem rural. Realizou-se uma pesquisa social, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados observações, questionários e entrevistas. Fez-se uso dos instrumentos da Pedagogia da Alternância como opção metodológica de orientação da pesquisa. Entendeu-se que o protagonismo juvenil é inerente à proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância e que os instrumentos didáticos fomentam a formação do protagonismo do jovem rural. Devese levar em conta, neste contexto, as contradições da prática pedagógica e os diferentes contextos sócio-culturais em que as Casas Familiares Rurais estão inseridas. Percebeu-se que a juventude rural necessita de maiores canais de comunicação social e de espaços de participação, especialmente nas comunidades rurais. Iniciativas que garantem e por vezes fomentam o protagonismo do jovem rural foram identificadas e destacadas como ações que foram além do ativismo juvenil.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.advisor-co1Bernartt, Maria de Lourdes-
dc.contributor.advisor-co1Kiyota, Norma-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGDR_M_Borges, Graziela Scopel_2012.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.