Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jaqueline dos-
dc.date.accessioned2018-03-15T19:24:23Z-
dc.date.available2018-03-15T19:24:23Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Jaqueline dos. Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2992-
dc.description.abstractBased on the difficulties to teach Exponential Function in the high school, the present study presents a didactic sequence to introduce the concept of Exponential Function, applied with regular students and included ones. The application happened in two public schools in the state of Santa Catarina and involved a regular class of 1st grade and two included students (a visualimpaired and a mentally-impaired) in the high school. The approach to the included students is done through the use of adapted materials, as the Multiplano. The research also approaches a brief study about disabilities, the advances in legislation to include disable people and the possibilities of materials and methods to teaching-learning process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFunções exponenciaispt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectDeficientespt_BR
dc.subjectBraille (Sistema de escrita)pt_BR
dc.subjectJovens deficientes - Educação - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectInclusão escolar - Legislaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectExponential functionspt_BR
dc.subjectInclusive education - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.subjectYouth with disabilities - Education - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectMainstreaming in education - Law and legislationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleIntrodução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusivapt_BR
dc.title.alternativeIntroduction to the concept of exponential function: a perspective to the inclusive educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEmbasada nas dificuldades para ensinar Função Exponencial no Ensino Médio, o presente trabalho apresenta uma sequência didática para introduzir o conceito de função exponencial, aplicada com alunos regulares e inclusos. A aplicação aconteceu em duas escolas da rede estadual de Santa Catarina e envolveu uma turma regular de 1ª série e dois alunos inclusos (sendo um deficiente visual e outro deficiente mental) no nível de ensino médio. A abordagem para os alunos inclusos é feita utilizando-se de materiais adaptados, como o Multiplano. O trabalho aborda, também, um breve estudo sobre as deficiências, os avanços na legislação para inclusão de deficientes e as possibilidades de materiais e métodos para o ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5895940455544610pt_BR
dc.contributor.advisor1Tocha, Neusa Nogas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6350802854129333pt_BR
dc.contributor.referee1Tocha, Neusa Nogas-
dc.contributor.referee2Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.referee3Santos, Carlos Henrique dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Santos, Jaqueline dos_2018.pdf13,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.