Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCâmara, Dieyson-
dc.date.accessioned2018-03-16T13:22:50Z-
dc.date.available2018-03-16T13:22:50Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.identifier.citationCÂMARA, Dieyson. Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3000-
dc.description.abstractThis research brings a monitoring experience with elementary school students in a rural school in the municipality of Capanema, state of Paraná, Brazil. We held meetings with students from two classes (6th grade and 9th grade) where students from the 9th grade helped 6th grade students to solve a list of activities related to basic mathematical operations involving natural numbers. The activities were elaborated following concepts of Ethnomathematics, defended by authors like D'Ambrosio (1993; 2002), Ribeiro, Domite and Ferreira (2006). The main objective of this research was to investigate the contributions, positive or negative, that the monitoring activity can provide in relation to mathematics learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleMonitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMonitoring in the field school: students helping students in mathematics learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa traz uma experiência de monitoria com alunos do ensino fundamental em uma escola do campo no município de Capanema, estado do Paraná, Brasil. Realizamos encontros com alunos de duas turmas (6º ano e 9º ano) onde os alunos do 9º ano auxiliaram os alunos do 6º ano na resolução de uma lista de atividades referentes às operações matemáticas básicas envolvendo números naturais. As atividades foram elaboradas seguindo conceitos da Etnomatemática, defendida por autores como D’Ambrosio (1993; 2002), Ribeiro, Domite e Ferreira (2006). O objetivo principal desta pesquisa foi investigar as contribuições, positivas ou negativas, que a atividade de monitoria pode proporcionar em relação a aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4395479354862566pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rômel da Rosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804309368611422pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rômel da Rosa da-
dc.contributor.referee2Bemm, Laerte-
dc.contributor.referee3Figueroa, Teodora Pinheiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Câmara, Dieyson_2017.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.