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Título: Estudo de caso: o protagonismo dos associados da COAFAR no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Dois Vizinhos, PR
Título(s) alternativo(s): Case study: the protagonism of COAFAR associates in the National School Food Program (PNAE), in Dois Vizinhos, PR
Autor(es): Oliva, Jaqueline Martinez de
Orientador(es): Godoy, Wilson Itamar
Palavras-chave: Política pública - Agricultura
Agricultura familiar
Cooperativismo
Merenda escolar
Public policy - Agriculture
Family farms
Cooperation
School children - Food
Data do documento: 26-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: OLIVA, Jaqueline Martinez de. Estudo de caso: o protagonismo dos associados da COAFAR no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Dois Vizinhos, PR. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: O debate sobre a agricultura familiar diante da nova realidade produtiva do espaço rural vem adquirindo uma pauta importante nas políticas públicas para o desenvolvimento dos mercados institucionais reforçando as estruturas da agricultura familiar e o desenvolvimento local. A agricultura familiar tem grande importância devido a geração de emprego e renda, segurança alimentar e protagonismo no desenvolvimento local. Em virtude do contexto exposto, torna-se importante conhecer um dos programas governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que dispõe sobre a aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar, repassados aos municípios brasileiros pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar – FNDE. Através do PNAE as cooperativas de agricultura familiar, organizações constituídas por indivíduos que buscam o benefício comum e participam de forma voluntária para se beneficiar a si e os demais membros tiveram oportunidades de acessar esses mercados. O objetivo desse trabalho foi analisar a participação dos agricultores familiares da Cooperativa Agropecuária Familiar Rural (COAFAR), no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município de Dois Vizinhos – Paraná. A metodologia adotada caracteriza-se como exploratória, sendo um estudo de caso de abordagem qualitativa, a coleta de dados ocorreu por meio do instrumento de entrevista semiestruturada, abordando 20 agricultores associados da COAFAR e 5 membros da diretoria da COAFAR. Dentre os resultados positivos encontrados, destacamos como resultado fruto da ação cooperativa, as melhorias nas propriedades tanto nas estruturas físicas, como na aquisição de equipamentos pelos agricultores que participam do PNAE. Constatamos a necessidade de um planejamento de produção, o que irá contribuir na regularidade da oferta e na maior comercialização dos seus produtos. A diversificação da produção existente é uma força que pode reduzir as ameaças, cabendo aos associados investirem na produção de novos produtos que o mercado apresenta demanda. Destaca-se como ameaça a dependência da COAFAR de apenas um mercado institucional, o PNAE, necessitando outras alternativas. A análise SWOT mostrou-se uma ferramenta adequada e útil para apontar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças. Por meio dessa análise, podemos identificar os pontos fortes e as fraquezas a serem trabalhadas para que as oportunidades possam ser alcançadas, eliminando-se ou minimizando as ameaças que os associados da COAFAR estão sujeitos.
Abstract: The debate on family farming in face of the new productive reality in rural areas has been acquiring an important agenda in public policies for the development of institutional markets, reinforcing the structures of family farming and local development. Family farming is of great importance due to the generation of employment and income, food security and protagonism in local development. Due to the above context, it is important to know one of the government programs such as the National School Feeding Program (PNAE), which provides for the acquisition of products from family farming for school meals, passed on to Brazilian municipalities by The National Fund for Educational Development – FNDE. Through the PNAE, family farming cooperatives, organizations made up of individuals who seek the common benefit and participate voluntarily to benefit themselves and other members, had opportunities to access these markets. The objective of this work was to analyze the participation of family farmers from Cooperativa Agropecuária Familiar Rural (COAFAR), in the National School Feeding Program (PNAE), in the municipality of Dois Vizinhos - Paraná. The adopted methodology is characterized as exploratory, being a case study of qualitative approach, the data collection took place through the instrument of semi-structured interview, approaching 20 farmers associated with COAFAR and 5 members of the COAFAR board. Among the positive results found, we highlight, as a result of the cooperative action, the improvements in the properties both in the physical structures and in the acquisition of equipment by the farmers who participate in the PNAE. We noted the necessity of a production planning, which will contribute to the regularity of supply and greater commercialization of their products. The diversification of existing production is a force that can reduce threats, and it is up to the associates to invest in the production of new products that the market has demand for. It stands out as a threat, COAFAR's dependence on only one institutional market, the PNAE, requiring other alternatives. SWOT analysis proved to be an adequate and useful tool to point out strengths, weaknesses, opportunities and threats. Through this analysis, we can identify the strengths and weaknesses to be worked on so that opportunities can be achieved, eliminating or minimizing the threats that COAFAR associates are subjected to.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30038
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