Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoryça, Thaina Duarte-
dc.date.accessioned2022-11-18T21:12:17Z-
dc.date.available2022-11-18T21:12:17Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.identifier.citationBORYÇA, Thaina Duarte. Formação crítica, ensino de inglês e letramento digital: a educação como meio de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30119-
dc.description.abstractAccording to the first article of the Universal Declaration of Human Rights (1948), “All human beings are born free and equal in dignity and rights’’. However, for many people, this is only a formal equality, as many citizens still live in extreme socioeconomic vulnerability situations, since they are denied access to the basic conditions that a human being requires to live fully. Such a condition is far beyond his/her control, and it is up to government officials and public institutions to process public actions and policies in order to reduce the levels of inequality. One of the main means that can contribute to this decrease is through education. Only through quality education, with a focus on the critical development of students, will it be possible to provide underprivileged classes with access to knowledge and the means to act in society as productive and empowered citizens. In addition to critical education, we can point out that there are other fundamental points that can provide the inclusion of students in this situation and, in this research, therefore, we emphasize the teaching of the English language and digital literacy. Thus, the general objective of this study is to ascertain whether the issue of the inclusion of students in socioeconomic vulnerability is contemplated within the official documents that guide the teaching of English in Brazilian basic education. The theoretical references that support this research are Paulo Freire’s (1967) critical education, Monteiro’s social vulnerability (2011) and Lankshear and Knobel’s (2005; 2011) digital literacy. The nature of this study is qualitative, focusing on documentary analysis, having as source the main documents that regulate the teaching of the English language in Brazilian basic education. Within this study, we were able to verify that the question of the inclusion of students in socioeconomic vulnerability has been partially covered in the documents, despite the fact that they point to teaching as access to knowledge, which is a means by which the levels of inequality can be reduced. These texts do not explicitly address the issue of inclusion, though. From this perspective, we emphasize that this question should be presented directly, só that educators can be encouraged to return their teaching to practices, within the English language discipline and with the incorporation of digital literacies and critical education, which will provide opportunities to the students in socioeconomic vulnerability situation, to their full inclusion in our society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.subjectDigital dividept_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.titleFormação crítica, ensino de inglês e letramento digital: a educação como meio de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômicapt_BR
dc.title.alternativeCritical education, English language teaching and digital literacy: education as a means of including people in situations of socioeconomic vulnerabilitypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoSegundo o art. 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. Porém, para muitas pessoas, essa igualdade de direitos é apenas uma igualdade formal, pois muitos cidadãos ainda vivem em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica, uma vez que lhes é negado o acesso às condições básicas que um ser humano necessita para viver plenamente. Tal condição está muito além do controle do sujeito, cabendo aos governantes e instituições públicas a elaboração de ações e políticas públicas visando reduzir os níveis de desigualdades. Um dos principais meios que pode contribuir para tal diminuição é através da educação. Por meio de uma formação de qualidade, com foco no desenvolvimento crítico dos estudantes, será possível oportunizar às classes desprivilegiadas acesso ao conhecimento e meios para atuar na sociedade como cidadãos produtivos e empoderados. Além da formação crítica, podemos dizer que existem outros pontos fundamentais na educação que podem proporcionar a inclusão de estudantes nessa situação e, nesta pesquisa, enfatizamos o ensino da língua inglesa e do letramento digital. O objetivo geral deste estudo é averiguar se a questão da inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica é contemplada dentro dos documentos oficiais que regem o ensino de língua inglesa na educação básica brasileira. Os referenciais teóricos que fundamentam esta pesquisa são o de formação crítica de Paulo Freire (1967), vulnerabilidade social de Monteiro (2011) e letramento digital de Lankshear e Knobel (2005; 2011). O cunho da pesquisa é qualitativo, com foco em pesquisa documental, tendo como fonte os principais documentos que regem o ensino da língua inglesa na educação básica brasileira. Com tal estudo, podemos verificar que a questão da inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica é parcialmente contemplada pelos documentos, apesar de eles apontarem o ensino como acesso ao conhecimento, que é um meio pelo qual se pode diminuir os níveis de desigualdades, os textos não abordam de forma explícita a inclusão. Sob essa ótica, ressaltamos que tal questão deveria ser apresentada de forma direta, de maneira que se possa incentivar os educadores a voltar o seu ensino às práticas, dentro da disciplina de língua inglesa com a incorporação dos letramentos digitais e formação crítica, os quais irão oportunizar aos seus estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica sua plena inclusão em nossa sociedade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Retorta, Miriam Sester-
dc.contributor.referee1Retorta, Miriam Sester-
dc.contributor.referee2Godke, Ana Valéria Bisetto Bork-
dc.contributor.referee3Almeida, Fabiana Vanessa Achy de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
letramentodigitalinclusao.pdf414,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.