Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3016
Título: Estratégia metodológica aos transtornos específicos de aprendizagem em física moderna e contemporânea: um estudo
Autor(es): Monteiro, Eduardo Lemes
Orientador(es): Camargo Filho, Paulo Sérgio de
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Eletromagnetismo
Estratégias de aprendizagem
Dislexia
Educação especial
Physics - Study and teaching
Electromagnetism
Learning strategies
Dyslexia
Special education
Data do documento: 8-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MONTEIRO, Eduardo Lemes. Estratégia metodológica aos transtornos específicos de aprendizagem em física moderna e contemporânea: um estudo. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Este trabalho investigou conceitos de Física Moderna e Contemporânea focados no efeito fotoelétrico através da elaboração e aplicação do plano de estudo personalizado (PEP), sendo este composto por atividades práticas e experimentais direcionadas aos alunos disléxicos. Organizado em quatro etapas abordou diferentes categorias, entre elas: os professores, a escola, a família e o participante da pesquisa diante da questão investigativa norteadora “Quais são os indícios de aprendizagem e inclusão de um aluno com dislexia associado às etapas do PEP e aos conceitos do efeito fotoelétrico?”. Aplicado em um colégio da rede pública estadual, localizado na cidade de Apucarana no norte do Paraná, ofertando Ensino Fundamental, Médio e Profissional contou com a participação de professores, da mãe do aluno disléxico e o próprio aluno com Transtorno Específico de Aprendizagem. O trabalho de natureza descritivo exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa, foi desenvolvido por meio da pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, na qual as respostas serviram para a investigação da aprendizagem de conceitos físicos. A análise dos resultados revelou que o PEP, com atividades experimentais e a discussão dos termos físicos facilitou a compreensão contribuiu na aprendizagem não somente do aluno participante do estudo, mas de toda a turma na qual o estudo ocorreu.
Abstract: This work investigated concepts of Modern and Contemporary Physics focused on the photoelectric effect through the elaboration and application of the personalized study plan (PEP), which consists of practical and experimental activities directed to dyslexic students. It was organized in four stages: the teachers, the school, the family and the participant of the research in the research question “What are the signs of learning and inclusion of a student with dyslexia associated with the stages of PEP and concepts of the photoelectric effect? "Applied in a college of the state public network, located in the city of Apucarana in the north of Paraná, offering Primary, Secondary and Professional Education was attended by teachers, the mother of the dyslexic student and the student with Specific Learning Disorder. The exploratory descriptive work, with a predominantly qualitative approach, was developed through field research. The data collection was performed through a semi- structured interview, in which the answers served to investigate the learning of physical concepts. The analysis of the results showed that the PEP, with experimental activities and the discussion of the physical terms facilitated the understanding, contributed not only to the student participating in the study, but also to the whole class in which the study took place.
Descrição: Acompanha: Plano de estudo personalizado: o efeito fotoelétrico
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3016
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Monteiro, Eduardo Lemes_2017.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Monteiro, Eduardo Lemes_2017_1.pdf680,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons