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Título: Práticas avaliativas em uma disciplina de cálculo diferencial e integral no contexto remoto: aspectos evidenciados
Título(s) alternativo(s): Assessment practices in a differential and integral calculus course in the remote classes: aspects highlighted
Autor(es): Dalto, Jader Otavio
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Borssoi, Adriana Helena
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Ensino superior
Mathematics - Study and teaching
Education - Evaluation
Education, Higher
Data do documento: 2022
Câmpus: Londrina
Citação: DALTO, Jader Otavio; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da; BORSSOI, Adriana Helena. Práticas avaliativas em uma disciplina de cálculo diferencial e integral no contexto remoto: aspectos evidenciados. Revista de Educação Matemática - REMat, Guarulhos, v. 19. ed. esp., p. 1-21, 2022. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/666. Acesso em: 24 nov. 2022.
Resumo: Dentre a diversidade de desafios que o contexto remoto revelou no âmbito educacional, buscamos neste artigo discutir práticas avaliativas implementadas no Ensino Superior ao longo de três períodos letivos em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. A Análise de Conteúdo foi o aporte metodológico que permitiu o tratamento dos dados obtidos com uma turma do primeiro período letivo de 2021 visando compreender que aspectos, na visão dos alunos, podem ser evidenciados na utilização de diferentes instrumentos de avaliação implementados em uma disciplina desenvolvida no contexto remoto? A partir de subcategorias emergentes de uma leitura exploratória dos dados, convergências entre elas foram evidenciadas, o que resultou na construção das categorias aspectos positivos e aspectos negativos da utilização de diferentes instrumentos de avaliação. As discussões sobre cada categoria nos mostram uma certa complementaridade dos instrumentos de avaliação utilizados neste design e, ao dar voz aos alunos, o professor tem a oportunidade de refletir sobre o próprio ato de avaliar.
Abstract: Among the diversity of challenges that the remote classes revealed in the educational sphere, we seek in this article to discuss assessment practices implemented in Higher Education over three academic periods in a Differential and Integral Calculus course. Content Analysis was the methodological contribution that allowed the treatment of data obtained from a class of the first term of 2021, aiming to understand which aspects, in the students' view, can be evidenced in the use of different assessment instruments implemented in a discipline developed in the remote context? From subcategories emerging from an exploratory reading of the data, convergences between them were evidenced, which resulted in the construction of categories: positive and negative aspects of the use of different assessment instruments. Discussions about each category show us a certain complementarity of the assessment instruments used in this design and, by giving voice to students, the teacher has the opportunity to reflect on the very act of assessing.
Descrição: Edição especial: Práticas avaliativas e a sala de aula de matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30176
ISSN: 2526-9062
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