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dc.creatorSperandio, Maria Regina da Costa-
dc.date.accessioned2018-03-23T14:04:24Z-
dc.date.available2018-03-23T14:04:24Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.citationSPERANDIO, Maria Regina da Costa. Ensino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicas. 2017. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3017-
dc.descriptionAcompanha: Material didático-pedagógico: uma proposta na perspectiva do ensino de ciências por investigação para professores dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThe teaching by inquiry has been a potential approach to encourage students to learn science and, in this way, collaborate with the process of scientific initiation of these students. This study aims to investigate how a teacher training course, in the perspective of inquiry teaching of science, can contribute to the pedagogical practice of teachers who work in the workshops of Integral Education schools in the Elementary Years. By means of studies based on publications of the National Research Council - NRC (1996; 2000); Carvalho (1998; 2013); Campos and Nigro (1999); Azevedo (2004); and Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2002), delineates the teaching of sciences by inquiry with the pedagogical moments, organized in: study of reality, proposition of the problem, hypothesis raised, interactive activities, systematization of knowledge, application of knowledge and presentation of the inquiry action. In the obtained results, it was verified that the difficulties are related to the behavior of the students regarding to the participation and the involvement in the different pedagogical moments of the teaching by inquiry, and in the experiences of success, the commitment of the teachers in the planning and realization of this approach of teaching was identified. It was noticed that the strategies used were situated in activities centered on the student by valuing their learning and collaborating for their formation. With this, it was possible to re-elaborate the course, which resulted in the educational product called "Didactic-Pedagogical Material from the perspective of Teaching Science by Inquiry for Early Years Teachers", creating spaces for rethinking actions and implementing new practices of teacher training. This study proved to be productive in order to contribute to the planning and organization of other courses. The material elaborated and applied was validated when contemplating meetings in which the pedagogical moments of the teaching of Sciences by inquiry were explored, in the search to provide routes that can be considered in the formation of Basic Education teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleEnsino de ciências por investigação para professores da educação básica: dificuldades e experiências de sucesso em oficinas pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching science by inquiry for teachers of basic education: difficulties and successful experiences in pedagogical workshopspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino por investigação tem sido uma abordagem em potencial para estimular os alunos a aprenderem Ciências e, dessa forma, colaborar com o processo de iniciação científica desses discentes. O objetivo deste estudo consiste em investigar em que medida um curso de formação de professores, na perspectiva do ensino de Ciências por investigação, poderá contribuir para a prática pedagógica de docentes que atuam nas oficinas de escolas de Educação Integral dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, obteve-se os dados a partir do registro escrito do que foi vivenciado pelas professoras durante os momentos investigativos do curso e na ação pedagógica com os alunos. Esses dados estão contidos nos questionários, planos de aula e relatórios registrados no caderno de campo dessas docentes. O percurso metodológico foi delineado a partir da necessidade de se pesquisar como um curso de formação continuada fundamentado no ensino por investigação pode contribuir para o ensino de Ciências, a partir da identificação das dificuldades e experiências de sucesso de um grupo de professoras que atuam na Educação Integral. Por meio de estudos fundamentados em publicações do National Research Council - NRC (1996; 2000); Carvalho et al. (1998); Carvalho (2013); Campos e Nigro (1999); Azevedo (2004); e Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), delineia-se o ensino de Ciências por investigação com os momentos pedagógicos, organizados em: estudo da realidade, proposição do problema, levantamento de hipóteses, atividades interativas, sistematização do conhecimento, aplicação do conhecimento e apresentação da ação investigativa. Nos resultados obtidos, verificou-se que as dificuldades estão relacionadas ao comportamento dos alunos quanto à participação e o envolvimento nos diferentes momentos pedagógicos do ensino por investigação, e nas experiências de sucesso identificou-se o compromisso das docentes ao planejarem e realizarem essa abordagem de ensino. Percebeu-se que as estratégias utilizadas se situaram em atividades centradas no educando ao valorizar o seu aprendizado e colaborar para sua formação. Com isso, foi possível reelaborar o curso, o que resultou no produto educacional denominado “Material Didático-Pedagógico na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, criando-se espaços para repensar ações e efetivar novas práticas de formação de professores. Este estudo demonstrou-se produtivo no sentido de contribuir com o planejamento e a organização de outros cursos. O material elaborado e aplicado foi validado ao contemplar encontros em que foram explorados os momentos pedagógicos do ensino de Ciências por investigação, na busca de fornecer percursos que podem ser considerados na formação de professores da Educação Básica.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3204661921040732pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee2Oliveira, Vera Lucia Bahl de-
dc.contributor.referee3Goya, Alcides-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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