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dc.creatorBortolin, Rogério Nascimento-
dc.date.accessioned2018-03-23T15:47:40Z-
dc.date.available2018-03-23T15:47:40Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationBORTOLIN, Rogério Nascimento. Construir um livro: a produção de um livro-portfólio como instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológico. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3019-
dc.descriptionAcompanha: Construir um livro: a produção de um livro-portfólio como instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológicopt_BR
dc.description.abstractHow to effectively introduce in the classroom technologies into a meaningful practice? Based on this concern, this study was elaborated and transformed into an educational product within the limits of a didactic proposal and developed in a 2nd grade high school class under the practice of building a portfolio book (containing 12 genres of discourse) as an instrument of humanization and development of technological thinking, since the obsolescence of machines is a factor that often hinders or impedes the technological improvement in a school context. With the greater objective of developing the educational product, the study also points out reflections on the development of technological (creative) thinking and the advancement towards the humanization of the students through practices of discourse genres production; It also analyzes the re-signification and new contours in its preformatted planes (ADAM, 2011; 2017), the hybridization (MARCUSCHI, 2005) and the revival (SILVEIRA, ROHLING e RODRIGUES, 2012) that some of the produced genres presented, due to the creative and innovative interpretation of their command made by the students. Under the postulates of Bakhtin (1997), Bronckart (2006), Adam (2011, 2017), Marcuschi (2005, 2008), Rojo (2012, 2015), Freire (1969), Machado (2008) Kenski (2012) and Silveira, Rohling e Rodrigues (2012), the project developed presented satisfactory results and beyond those predicted in relation to the scope to which it was proposed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectPortfólios em educaçãopt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Composição e exercíciospt_BR
dc.subjectPensamento criativopt_BR
dc.subjectPortfolios in educationpt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Composition and exercisespt_BR
dc.subjectCreative thinkingpt_BR
dc.titleConstruir um livro: a produção de um livro-portfólio como instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológicopt_BR
dc.title.alternativeConstructing a book: the production of portfólio-book as an instrument of humanization and development of technological thinkingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoComo inserir as tecnologias em sala de aula de maneira eficiente em uma prática significativa? Norteado por tal inquietação, o presente estudo foi elaborado e transformado em produto educacional nos limites de proposta didática e desenvolvido em uma turma de 2ª série do Ensino Médio sob a prática de construção de um livro-portfólio (contendo 12 gêneros do discurso) como um instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológico, uma vez que, a obsolescência das máquinas é um fator que muitas vezes atrapalha ou impede o aprimoramento tecnológico em contexto escolar. Com o objetivo maior de se desenvolver o produto educacional, o estudo também aponta reflexões sobre o desenvolvimento do pensamento tecnológico (criativo) e o avançar rumo à humanização dos alunos por meio de práticas de produção de gêneros discursivos; também analisa a ressignificação e os novos contornos em seus planos pré- formatados (ADAM, 2011; 2017), a hibridez (MARCUSCHI, 2005) e a reacentuação (SILVEIRA, ROHLING e RODRIGUES, 2012) que alguns dos gêneros produzidos apresentaram, devido à interpretação criativa e inovadora de seu comando disparador feita pelos alunos. Sob os postulados de Bakhtin (1997), Bronckart (2006), Adam (2011; 2017), Marcuschi (2005; 2008), Rojo (2012; 2015), Freire (1969), Machado (2008) Kenski (2012) e Silveira, Rohling e Rodrigues (2012), o projeto desenvolvido apresentou resultados satisfatórios e além dos previstos com relação ao escopo ao qual se propunha.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1879645172477909pt_BR
dc.contributor.advisor1Catelão, Evandro de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514720362657123pt_BR
dc.contributor.referee1Catelão, Evandro de Melo-
dc.contributor.referee2Silva, Franklin Oliveira da-
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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