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Título: A prática pedagógica de uma professora com cartuns no ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): A teacher’s pedagogical practice with cartoons in english language teaching and learning in elementary school
Autor(es): Colet, Andreia Roberta Rossi
Orientador(es): Denardi, Didiê Ana Ceni
Palavras-chave: Prática de ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Alfabetização visual
Student teaching
English language - Study and teaching
Learning strategies
Visual literacy
Data do documento: 27-Out-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: COLET, Andreia Roberta Rossi. A prática pedagógica de uma professora com cartuns no ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental. 2017. 223 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar uma pesquisa qualitativa interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 1998) à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004, BRONCKART, 2012, CRISTOVÃO, 2012), da Didática de Línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004, CRISTOVÃO; STUTZ, 2011), da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), e do Letramento Crítico e Multiletramentos (BRAIT, 2010, ROJO, 2012). Refere-se à uma “pesquisa-ação” (GIMENEZ, 1999), cujo objetivo principal foi o de investigar a prática pedagógica de uma professora de Língua Inglesa no trabalho com cartuns em um nono ano de Ensino Fundamental de uma escola pública do campo do município de São João, Estado do Paraná/Brasil. Os objetivos específicos da pesquisa foram: 1) investigar como o gênero cartum foi trabalhado por uma professora de Língua Inglesa em sala de aula de um nono ano de Ensino Fundamental e; 2) investigar as capacidades de linguagem mobilizadas pela professora e pelos estudantes no trabalho de leitura de cartuns na aula de Língua Inglesa de um nono ano de Ensino Fundamental. Procura-se justificar este projeto de pesquisa através da observação de que no trabalho com textos, nas aulas de Inglês em escolas públicas brasileiras, a ênfase recai apenas no ensino da linguagem verbal ao invés de focar em ambas linguagens verbal e visual. Diante dessa observação, buscou-se desenvolver um Projeto Interdisciplinar numa turma de doze alunos de nono ano de Ensino Fundamental, cuja temática envolveu arte, língua e literatura no trabalho com diferentes gêneros textuais. Contudo, para esta pesquisa o foco recaiu sobre o gênero cartum, configurado como texto verbo-visual. Quatro das dez aulas do projeto interdisciplinar foram gravadas em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritas. Dessas transcrições e das atividades orais e escritas dos estudantes, compilaram-se dados para análise, constituindo-se em dois conjuntos de dados: um composto por transcrições das aulas e outro pelas atividades dos estudantes. Quanto a análise dos dados, as transcrições das aulas seguiram os procedimentos de “análise de conteúdo” (BRONCKART, 2012), e as atividades de produção de textos orais e escritos dos estudantes foram selecionadas e analisadas sob as categorias de análise das capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993, CRISTOVÃO; STUTZ, 2011) e categorias de metafunções da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Os resultados da análise correspondente ao objetivo específico 1 apontam para uma prática pedagógica reflexiva embasada nos conhecimentos teórico e também prático da professora participante da pesquisa, enquanto que os resultados referentes ao objetivo específico 2 revelam que as capacidades de linguagem: de ação, discursivas, linguístico-discursivas e de significação (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993, CRISTOVÃO;STUTZ, 2011) foram mobilizadas de forma articulada pela professora e estudantes quando do trabalho com cartuns em sala de aula de Língua Inglesa.
Abstract: This study aims to present an interpretative qualitative research (DENZIN; LINCOLN, 1998) in the light of Sociodiscursive Interactionism (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004, BRONCKART, 2012, CRISTOVÃO, 2012 and followers), of Language Didactics (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004, CRISTOVÃO; STUTZ, 2011 and other scholars), of Visual Design Grammar (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), and of Critical Literacy and Multiliteracies (BRAIT, 2010, ROJO, 2012). It refers to an action-research (GIMENEZ, 1999) which had as a general objective to investigate a female English language teacher’s pedagogical practice in the work with cartoons in a ninth year of elementary school of a countryside public school in São João, Estado do Paraná/Brazil. The specific aims of this research were: 1) to investigate how cartoons are worked by an English language teacher in a ninth year classroom of elementary school and; 2) to investigate the language capacities that are mobilised by the teacher and students in reading cartoons in a ninth year classroom of elementary school. The subject of this piece of research can be justified because in English language classroom in Brazilian public basic school. It is observed that the focus of teaching is only on the verbal language instead of focusing on both verbal and visual languages. From this observation, an Interdisciplinary Project was carried out in a twelve students class of a ninth year of elementary school, which subject involved art, language and literature in the work of different textual genres. However, to this study, the focus relies on the genre cartoon, as a visual-verbal text. Four out of ten classes of the interdisciplinary project were video and audio recorded and, later on transcribed. From classroom transcriptions and students’ oral and written activities, data were generated, constituting two sets of data: one composed by classroom transcriptions and other by students’ activities. Classroom transcriptions were analyzed by means of content analysis (BRONCKART, 2012) while students’ activities were analyzed by the categories of language capacities (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993, CRISTOVÃO; STUTZ, 2011) and of the Visual Design Grammar metafunctions (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Results of the analysis, related to the specific objective 1, point to a reflective pedagogical practice based on the teacher-researcher’s theoretical and practical knowledge, while the results related to the specific objective 2 reveal that language capacities: action, discursive, linguistic-discursive and of signification (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993, CRISTOVÃO; STUTZ, 2011) were mobilized in an articulated way by the teacher and students in the work with cartoons in English language classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3034
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