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dc.creatorWiest, Debora Daiana Klering-
dc.date.accessioned2018-03-29T13:38:29Z-
dc.date.available2018-03-29T13:38:29Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.citationWIEST, Debora Daiana Klering. Análise dos impactos da participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para a formação dos professores orientadores e alunos medalhistas das regiões oeste e sudoeste do Paraná. 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3052-
dc.description.abstractThis research presents an analysis of the participation of the medal winner students and guiding teachers from the west and southwest regions of the state of Paraná, in the Brazilian Mathematics Olympiad in Public Schools (OBMEP in Portuguese) and, subsequently, in the Program Scientific Initiation Jr (PIC in Portuguese). Aiming at analyzing the impact of these participations on the formation of the teachers and on the students researched, investigating whether the goals of the OBMEP are being achieved and examining the utilization of the Olympiad as a tool in the process of teaching and learning of Mathematics in public schools. It is described here the origin and the historical development of the Olympiads, especially the mathematical ones; the nuances of the teaching and learning process of this science and detailed information on the national Olympiads of Mathematics that occur in Brazil, mainly the OBMEP. Complemented by an exploratory research, the present study verified, through the application of questionnaires, how the subjects of this research act in the Olympiad and at the PIC as well as what are the possible advantages and disadvantages entailed to their formation, in addition to pointing at the qualities and lacking points in the organization of the OBMEP as well as suggestions for the enhancement of the program. The results signal positively to the utilization of the Olympiads as a complementary educational method in class when planned and aimed by teachers in tandem with the educational institutions, adding value to the process of teaching and learning of Mathematics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleAnálise dos impactos da participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para a formação dos professores orientadores e alunos medalhistas das regiões oeste e sudoeste do Paranápt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the impacts of the participation in the Brazilian Mathematics Olympiad in Public Schools (OBMEP in Portuguese) concerning the formation of guiding teachers and medal Winner students from the west and southwest regions of the Paraná statept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma análise sobre a participação de alunos medalhistas e professores orientadores das regiões oeste e sudoeste do Paraná na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e, posteriormente, no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). O intuito foi analisar os impactos dessas participações na formação dos docentes e estudantes pesquisados, de averiguar se os objetivos da OBMEP estão sendo alcançados e de investigar a utilização de tal olimpíada como ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas públicas. Foi descrita a origem e o desenvolvimento histórico das olimpíadas, em especial as de Matemática; as nuances do processo de ensino e aprendizagem dessa ciência e o detalhamento de informações sobre as olimpíadas nacionais de Matemática existentes no Brasil, principalmente a OBMEP. Complementado por uma pesquisa exploratória, o presente estudo verificou, por meio da aplicação de questionários, como ocorrem as atuações dos sujeitos da pesquisa na olimpíada e no PIC e quais as possíveis vantagens e desvantagens acarretadas para a formação dos mesmos, além de apontar qualidades e lacunas no funcionamento da OBMEP bem como sugestões para o aprimoramento do programa. Os resultados sinalizam positivamente para a utilização das olimpíadas como método complementar em sala de aula quando planejado e almejado por professores em parceria com as instituições de ensino, agregando valor ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1152938224558597pt_BR
dc.contributor.advisor1Sobrado Suárez, Fredy Maglorio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409117602121422pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lazzarotto, Emerson-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092096824405681pt_BR
dc.contributor.referee1Lazzaratto, Emerson-
dc.contributor.referee2Massarolo, Claiton Petris-
dc.contributor.referee3Nascimento, Moisés Aparecido do-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

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