Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3080
Título: Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática
Título(s) alternativo(s): Dialogue in the classroom: interactions measured by mathematical research
Autor(es): Costa, Juliana Aparecida Alves da
Orientador(es): Ferruzzi, Elaine Cristina
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Funções trigonométricas
Análise de interação na educação
Aprendizagem baseada em problemas
Mathematics - Study and teaching
Trigonometrical functions
Interaction analysis in education
Problem-based learning
Data do documento: 26-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: COSTA, Juliana Aparecida Alves da. Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: Esta pesquisa consiste em investigar as interações ocorridas entre os participantes de uma aula de Investigação Matemática, onde o conteúdo abordado foi a função seno e seus parâmetros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como objetivo responder à questão: “As interações que podem ser desencadeadas pela Investigação Matemática possuem potencial para a aprendizagem?”. Para tanto foi usada uma sequência de quatro atividades que foram aplicadas para estudantes do Ensino Médio. Cada etapa desta pesquisa esta embasada pelos pressupostos teóricos da Investigação Matemática, como prática pedagógica e as análises dos dados estão fundamentados no Diálogo. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados versaram sobre gravações em áudio, registros escritos dos alunos e registros da professora. Foi possível constatar que as interações desencadeadas pela Investigação Matemática possuem potencial para a aprendizagem. Relacionada a pesquisa foi produzido um produto educacional que reuniu as atividades desenvolvidas para esta pesquisa, alem de outras que farão parte dos roteiros e que ficará à disposição dos professores por meio de um link disponibilizado na página do programa de mestrado. O produto educacional é composto por atividades que poderão auxiliar professores de Matemática em suas aulas.
Abstract: This research consists of investigating the interactions that took place between the participants of a Mathematical Research class, where the content covered was the sine function and its parameters. This is a qualitative research, whose objective is to answer the question: "Can the interactions that can be triggered by Mathematical Research have the potential for learning?" For this purpose a sequence of four activities were used that were applied to high school students. Each stage of this research is based on the theoretical presuppositions of Mathematical Research, as pedagogical practice and the analysis of the data are based on the Dialogue. The instruments used to collect data were about audio recordings, written records of the students and teacher records. It was possible to verify that the interactions triggered by Mathematical Investigation have potential for learning. Related to the research was produced an educational product that gathered the activities developed for this research, in addition to others that will be part of the scripts and that will be available to teachers through a link available on the page of the master program. The educational product is composed of activities that may help teachers of Mathematics in their classes.
Descrição: Acompanha: Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3080
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Costa, Juliana Aparecida Alves da_2018.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Costa, Juliana Apárecida Alves da_2018_1.pdf884,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons