Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPolonio, Dalle Christian Vinicius Coelho-
dc.date.accessioned2018-04-28T18:44:47Z-
dc.date.available2018-04-28T18:44:47Z-
dc.date.issued2018-02-24-
dc.identifier.citationPOLONIO, Dalle Christian Vinicius Coelho. Uma proposta para o ensino de estática no ensino médio. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3089-
dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: Uma proposta para o ensino de estática no ensino médio a partir de uma midia digitalpt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to produce a digital media about the static content with different resources to be used by the physics teacher, as well as to apply and verify the pedagogical potential of this media, or the resources present in this media, together with a first grade of a high school in a public institution in the city of Paiçandu, Paraná. The digital media produced was based on different teaching resources, such as videos, simulators and practical activities. This work was guided by the assumptions of the qualitative research and to collect the data was used structured questionnaires, logbook and all material produced by the students during the development of activities. The application of media activities occurred in four interventions, totaling eight hours in the third quarter of the 2017 school year. After analyzing and interpreting the data, based on the assumptions of the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2011), the results pointed to an evolution of the students regarding concepts of static approach, as well as for a change of posture on the part of the students, mainly those that became less interested in the classes of Physics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEstáticapt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectStaticspt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de estática no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA proposal for statistics teaching in middle schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo produzir uma mídia digital sobre o conteúdo de estática com diferentes recursos a serem utilizados pelo professor de física, bem como, aplicar e verificar o potencial pedagógico dessa mídia, ou dos recursos presentes nessa mídia, junto a uma turma da primeira série do ensino médio de uma instituição pública da cidade de Paiçandu, Paraná. A mídia digital produzida se pautou em diferentes recursos de ensino, tais como: vídeos, simuladores e atividades práticas. Esse trabalho foi norteado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e, para se coletar os dados utilizou-se questionários estruturados, diário de bordo e todo material produzido pelos alunos durante o desenvolvimento das atividades. A aplicação das atividades da mídia ocorreram em quatro intervenções, totalizando oito horas no terceiro trimestre do ano letivo de 2017. Após análise e interpretação dos dados, a partir de pressupostos da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), os resultados apontaram para uma evolução dos alunos com relação aos conceitos de estática abordados, bem como, para uma mudança de postura por parte dos alunos, principalmente aqueles que se faziam menos interessados nas aulas de Física.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960326881531190pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2Schiavon, Gilson Junior-
dc.contributor.referee3Soares, Viviane Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoestaticaensinomedio.pdf3,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoestaticaensinomedio_produto.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.