Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3095
Título: Processo de sistematização de ambientes de residência em software brasileiros
Título(s) alternativo(s): Process of systematizing software residency environments in Brazil
Autor(es): Duarte, Alessandro Silveira
Orientador(es): Fabri, José Augusto
Palavras-chave: Software - Desenvolvimento
Gestão do conhecimento
Formação profissional
Computer software - Development
Knowledge management
Occupational training
Data do documento: 8-Mai-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: DUARTE, Alessandro Silveira. Processo de sistematização de ambientes de residência em software brasileiros. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.
Resumo: No Brasil existe um número limitado de empresas com certificações de qualidade, a baixa qualificação na mão de obra pode confirmar este cenário. Uma equipe altamente qualificada pode ser uma das formas de se melhorar a qualidade das empresas e consequentemente a sua competitividade. Este trabalho apresenta um delineamento de um processo de sistematização de ambientes de residência em software, cujo objetivo é propiciar qualificação para os profissionais de empresas de software. As teorias de gestão de conhecimento e residência em software foram utilizadas em um método experimental para validar a sistematização apresentada neste trabalho. Foram executados quatro experimentos: três executados com alunos de programa de mestrado e um em uma empresa real. A execução dos experimentos evidência que é possível sistematizar um ambiente de residência em software. A contribuição deste trabalho é a validação do processo e consequentemente o ganho e a transferência de conhecimentos entre os funcionários de uma empresa de software.
Abstract: Brazil has a limited number of organizations with quality certification, and low unskilled workers can confirm this scenario. A well qualified team can be one of the ways to improve the quality of organizations and consequently increase their competitiveness. This work presents the process of systematizing a software residency environment, whose aim is to provide qualification for employees in software organizations. The knowledge management and software residency theories were adapted in an experimental method to validate the systematization proposed. Four experiments were conducted: three were executed with computer science master students and one within a real company. The performed experiments show evidences that it is possible to systematize a residency software environment. The contribution of this work is the validation of the process and, a as consequence, the knowledge gain and transfer among employees of a software organization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3095
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PPGI_M_Duarte, Alessandro Silveira_2015.pdf21,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.