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dc.creatorMesacasa, Andréia-
dc.date.accessioned2012-10-30T12:23:48Z-
dc.date.available2012-10-30T12:23:48Z-
dc.date.issued2012-02-14-
dc.identifier.citationMESACASA, Andréia. A indústria de confecção do vestuário do município de Pato Branco: aspectos de desenvolvimento, gestão, design, e proposta de reaproveitamento dos resíduos têxteis. 2012. 279 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/309-
dc.description.abstractThe industrial culture provided a number of benefits to modern society, however, negative environmental impacts have been generated as a function of inadequate exploration of the planet's natural resources and the excessive generation of waste. According to this context, this study has focused on the clothing apparel industry in Pato Branco city, and tries to reveal aspects of the management, design, characterization of raw materials and waste generation. Furthermore, in an attempt to alleviate the bottleneck regarding the correct disposal of waste generated in the textile production process, proposed as an alternative reuse of these through the development of fashion products aimed at the female audience, such as handbags and scarves. This study involved three distinct stages. The first one was composed of a diagnosis made with the companies in order to obtain information regarding the profiles of the same, highlighting the forms of management, design and product development, raw materials and generation of waste textiles. Such companies are characterized as small and micro enterprises, operating in different market segments, with a strong tendency to produce professional uniforms. As a result, much of the waste generated consists of scraps of fabric. It was evident shortage of qualified professionals to work both in areas of design, development and production, which in some ways an obstacle to the growth of businesses in the city. After that, in a second phase of the study was conducted with 200 potential consumers of fashion products in Pato Branco city, to verify the same preferences related to fashion, including aspects such as willingness to purchase products made from waste textiles and craft techniques such as knitting , crochet, embroidery, factors relevant to profile the consumers. Based on data collected were developed fashion products from waste textiles. Assuming that the launch of environmentally friendly products requires cultural and social acceptance by consumers, the third phase of the study was conducted evaluating the acceptance of fashion products, using, in an innovative fashion products, the methodology hedonic scale for sensory evaluation and testing of intent to purchase. We evaluated the technical attributes, ergonomic and aesthetic products. Products developed from waste textiles had good acceptance and purchase intent appreciable, demonstrating a high potential for reuse of the same technology. The reuse of waste could contribute to both the environmental point of view through better targeting of these, as economically as it could be directed to the production of higher added value.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectVestuário - Indústriapt_BR
dc.subjectResíduos industriais - Reaproveitamentopt_BR
dc.subjectClothing and dress -Industrypt_BR
dc.subjectFactory and trade waste - Recyclingpt_BR
dc.titleA indústria de confecção do vestuário do município de Pato Branco: aspectos de desenvolvimento, gestão, design, e proposta de reaproveitamento dos resíduos têxteispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA cultura industrial proporcionou uma série de benefícios à sociedade moderna, contudo, impactos ambientais negativos tem sido gerados, em função da exploração inadequada dos recursos naturais do planeta e pela geração excessiva de resíduos. Dentro deste contexto, esta pesquisa possui como foco a indústria de confecção do vestuário no município de Pato branco, e busca evidenciar aspectos relativos à gestão, design, caracterização de matérias-primas e geração de resíduos. Além disso, na tentativa de amenizar o gargalo referente ao correto destino dos resíduos têxteis gerados no processo produtivo, propõe como alternativa o reaproveitamento destes por meio do desenvolvimento de produtos de moda voltados ao público feminino, tais como bolsas e cachecóis. O presente estudo compreendeu três etapas distintas, a primeira, foi composta por um diagnóstico realizado junto às empresas, com o intuito de obter informações referentes aos perfis das mesmas, destacando as formas de gestão, design e desenvolvimento de produto, matérias-primas utilizadas e geração de resíduos têxteis. Tais empresas caracterizam-se como empreendimentos de micro e pequeno porte, atuando em diferentes segmentos de mercado, com forte tendência a produção de uniformes profissionais. Em conseqüência disso, grande parte dos resíduos gerados é constituída por retalhos de malha. Foi evidenciada carência de profissionais qualificados para atuarem tanto nas áreas de criação, desenvolvimento e produção, o que de certa forma constitui um entrave para o crescimento das empresas do município. Na segunda etapa, foi realizada pesquisa com 200 potenciais consumidoras de produtos de moda do município de Pato Branco, buscando verificar as preferências das mesmas em relação à moda, incluindo aspectos como disposição em adquirir produtos confeccionados a partir de resíduos têxteis e técnicas artesanais como tricô, crochê, bordados, fatores estes relevantes para traçar o perfil das consumidoras. Com base nos dados coletados, foram desenvolvidos produtos de moda a partir de resíduos têxteis. Partindo da premissa que o lançamento de produtos ecologicamente corretos requer aceitação cultural e social por parte dos consumidores, na terceira etapa da pesquisa foi realizada avaliação da aceitação dos produtos de moda, empregando-se, de forma inovadora em produtos de moda, a metodologia de avaliação sensorial por escala hedônica e teste de intenção de compra. Foram avaliados atributos técnicos, ergonômicos e estéticos dos produtos. Os produtos desenvolvidos a partir dos resíduos têxteis tiveram boa aceitação e apreciável intenção de compra, demonstrando elevado potencial de reaproveitamento tecnológico dos mesmos. O reaproveitamento dos resíduos poderia contribuir tanto do ponto de vista ambiental através de um melhor direcionamento destes, como economicamente, uma vez que poderiam ser direcionados para a produção de produtos de maior valor agregado.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Mário Antônio Alves da-
dc.contributor.advisor-co1Mello, Nilvânia Aparecida de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
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