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Título: Trabalho, ética e saúde mental: uma análise a partir das representações sociais de servidores públicos de uma universidade
Título(s) alternativo(s): Work, ethics and mental health: an analysis based on the social representations of public servants at a university
Autor(es): Maffioletti, Gabriella Suzana Lorenzzon
Orientador(es): Teixeira, Edival Sebastião
Palavras-chave: Saúde mental
Ética profissional
Trabalho
Representações sociais
Universidades e faculdades
Mental health
Professional ethics
Labor
Social representations
Universities and colleges
Data do documento: 8-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MAFFIOLETTI, Gabriella Suzana Lorenzzon. Trabalho, ética e saúde mental: uma análise a partir das representações sociais de servidores públicos de uma universidade. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Esse estudo está inserido na interface saúde mental e trabalho na universidade. Constatamos que as doenças mentais em servidores públicos da universidade são um dos principais motivos de afastamento do trabalho e isso nos motivou a buscar compreender essa realidade. Como tese, consideramos que há uma dimensão ética envolvida no trabalho. Na universidade, essa dimensão se ligaria ao reconhecimento do papel da educação e da ciência como meios de transformação de uma sociedade. Considerando que o trabalho nas universidades é importante e tem uma função positiva tanto para quem o exerce como para a sociedade em geral, buscamos entender se há uma relação entre a ética e a saúde mental do trabalhador. Nosso problema de pesquisa se situa na ideia de que a dimensão ética do trabalho representa o reconhecimento do trabalhador acerca da importância social do seu trabalho e do resultado que obtém com ele. Buscamos saber se essa dimensão ética do trabalho se verifica no contexto da universidade pública e se há relação entre ela e a manutenção ou incremento da saúde mental dos servidores. Para isso baseamos a proposta de pesquisa na psicodinâmica do trabalho, além de situar a ética dentro da realidade da vida prática, ou seja, como o bem-fazer dentro de um contexto de contingência, que é a vida mesma. Utilizamos como técnica de pesquisa, captação e análise de dados, a teoria das representações sociais. Realizamos entrevistas com 32 servidores de uma universidade pública federal de Francisco Beltrão/PR, extraindo dali as representações sociais sobre trabalho. Essas representações foram analisadas em relação com as concepções de saúde e de ética envolvidas nesse tema. Além disso, fizemos uma varredura dos projetos e programas institucionais relacionados à saúde mental e trabalho nessa mesma universidade. Buscamos e analisamos também os atos legislativos relacionados à saúde mental e trabalho de servidores públicos em universidades. Concluímos que há uma dimensão ética nas representações sociais sobre trabalho. Ela está envolvida no projeto cognitivo que precede o trabalho em si, onde não há apenas a intenção técnica de se realizar algo, mas sim a necessidade de efetivar por meio do próprio trabalho uma série de valores importantes para o trabalhador, valores que são tributários de um contexto social e pessoal. Na esfera cognitiva do trabalho, estão os valores que, mesmo derivados da cultura, são modulados e hierarquizados individualmente. A dimensão ética se constitui, para o grupo dessa pesquisa, na correlação entre os valores de ser útil e gerar impacto positivo por meio do próprio trabalho (fazer o bem para si e para o mundo); busca por justiça; necessidade de cooperação e identificação pessoal/gosto pela atividade. Esse panorama de valores pode ser ou não posto em prática no ambiente de trabalho. Quanto mais esse ambiente, as circunstâncias do trabalho e a capacidade de exercer a prudência permitam viver de acordo com o panorama, mais feliz será o trabalhador e maior será o potencial de promoção da saúde mental.
Abstract: This study is inserted in the mental health and work interface at the university. We found that mental illnesses in university public servants are one of the main reasons for absence from work and this motivated us to seek to understand this reality. As a thesis, we consider that there is an ethical dimension involved in work. At the university, this dimension would be linked to the recognition of the role of education and science as a way to change a society. Considering that work at universities is important and has a positive function both for those who exercise it and for society in general, we seek to understand whether there is a relationship between ethics and the worker's mental health. Our problem lies in the idea that the ethical dimension of work represents the worker's recognition that his work and the result he obtains from it had a social significance. We seek to know if this ethical dimension of work is verified in the context of the public university and if there is a relationship between it and the maintenance or improvement of the mental health of the servers. For this, we base the research proposal on the psychodynamics of work, in addition to placing ethics within the reality of practical life, that is, as well-doing within a contingency context, which is life itself. We used the theory of social representations as a research, capture and data analysis technique. We conducted interviews with 32 employees of a federal and public university in Francisco Beltrão/PR, extracting the social representations about work. We analyze it in relation to the concepts of health and ethics involved in this theme. In addition, we researched institutional projects and programs related to mental health and work at the same university. We also sought and analyzed legislative acts related to mental health and the work of public servants in universities. We conclude that there is an ethical dimension in social representations about work. It is involved in the cognitive project that precedes the work itself, where there is not only the technical intention of accomplishing something, but rather the need to put into effect, through the work itself, a series of important values for the worker, values that are tributaries of a social and personal context. In the cognitive sphere of work, there are the values that, even derived from culture, are individually modulated and hierarchized. Ethics is constituted, for the research group, in the correlation between the values of being useful and generating a positive impact through one's own work (doing good for oneself and for the world); quest for justice; need for cooperation and personal identification/enjoyment for the activity. This panorama of values may or may not be put into practice in the work environment. The more this environment, work circumstances and the ability to exercise prudence allow living according to the scenario, the happier the worker will be and the potential for promoting mental health will be increase.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31184
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