Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da-
dc.date.accessioned2023-05-02T20:12:12Z-
dc.date.available2023-05-02T20:12:12Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.identifier.citationROSA, Maysa Anastacio Bernardo Flor da. Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271-
dc.descriptionAcompanha: Proposta para uma avaliação da aprendizagem no contexto contemporâneopt_BR
dc.description.abstractLearning evaluation has been the focus of studies and numerous debates in the educational context, with increasing emphasis on a more evident approach from the perspective of only summative evaluation. However, it is verified that most of the time it has been happening in a traditional way by means of exams. In view of this, this dissertation aims to investigate the potentialities of a learning evaluation proposal, applied to a class from the Electronic Engineering course, in Physics III, from a Federal University in the Midwest region of the state of Paraná. The research has a qualitative approach, from the point of view of the objectives it is classified as descriptive and, in relation to the procedures, it is both bibliographic and observational, using for this the technique of participant observation. To compose the data we used the observation, the researcher's field diary, and the documents produced by the students during the implementation of the proposal. For the data analysis we used Bardin's inductive method of content analysis. The results evidenced that the active participation of students in the process of learning evaluation, through self-assessment, allowed students to reflect on their actions, showing positive and negative feelings, motivation to study, and commitment to fulfilling the pedagogical contract, in such a way that they became aware of their learning process, making critical inferences during this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAutoeficiênciapt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subjectSelf-efficacypt_BR
dc.titleEstudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenhariapt_BR
dc.title.alternativeStudy of an evaluative proposal for the physics discipline in the engineering coursept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA avaliação da aprendizagem tem sido foco de estudos e inúmeros debates no contexto educacional, sendo crescente a ênfase a partir de uma abordagem mais evidenciada na perspectiva da avaliação apenas somativa. No entanto, verifica-se que na maioria das vezes ela vem acontecendo de forma tradicional por meio de exames. À vista disso, essa dissertação objetiva investigar as potencialidades uma proposta de avaliação da aprendizagem, aplicada em uma turma do curso de Engenharia Eletrônica, na disciplina de Física III, de uma Universidade Federal da região Centro-Oeste do estado do Paraná. A pesquisa possui abordagem qualitativa, do ponto de vista dos objetivos é classificada como descritiva e, com relação aos procedimentos é tanto bibliográfica quanto observacional, utilizando para tal a técnica da observação participante. Para a composição dos dados utilizou-se a observação, o diário de campo da pesquisadora e os documentos produzidos por alunos durante a implementação da proposta. Para a análise dos dados utilizou-se o método indutivo de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que a participação ativa dos estudantes no processo de avaliação da aprendizagem, por intermédio da autoavaliação, permitiu com que os estudantes refletissem sobre suas ações, evidenciando sentimentos positivos, negativos, motivação para os estudos, comprometimento no cumprimento do contrato pedagógico, de tal modo que tomaram consciência em relação ao seu processo de aprendizagem inferindo criticamente durante esse percurso.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7846-0638pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1690670521779798pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.contributor.referee3Fusinato, Polonia Altoé-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4698-8574pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928793011431563pt_BR
dc.contributor.referee4Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5507-3117pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudopropostaavaliativafisica.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf667,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons