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Título: Atividades de oralidade na perspectiva do inglês como língua franca: uma análise de um livro didático para o novo ensino médio
Título(s) alternativo(s): Activities for oral skills from the perspective of english as a lingua franca: an analysis of a textbook for the new high school
Autor(es): Aniecevski, Matheus
Orientador(es): Passoni, Taisa Pinetti
Palavras-chave: Língua inglesa
Língua inglesa - Pronúncia
Ensino de segundo grau
Livros didáticos
Oralidade na literatura
English language
English language - Pronunciation
High school teaching
Textbooks
Orality in literature
Data do documento: 30-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ANIECEVSKI, Matheus. Atividades de oralidade na perspectiva do inglês como língua franca: uma análise de um livro didático para o novo ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: A globalização e o consequente rompimento de fronteiras linguísticas entre os países são processos que têm tanto fomentado quando sido fomentados pela difusão global da língua inglesa (LI), o que tem impactado conceitos pré-existentes dentro da área de ensino-aprendizagem de línguas. No que tange ao cenário educacional brasileiro, a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e consequente reforma do Novo Ensino Médio (NEM) são marcos que permeiam a adoção da perspectiva do inglês como língua franca (ILF), concebida como um idioma de contato entre pessoas que não compartilham uma língua/cultura nativa comum, tornando-se assim a língua de comunicação escolhida entre eles (FIRTH, 1996). Tais mudanças implicam na produção dos livros didáticos (LD) de LI que chegam às escolas. Compreendendo o LD como importante instrumento de trabalho do professor, essa pesquisa visa, de maneira geral, analisar as atividades do eixo da oralidade em um livro didático adotado para o trabalho com NEM em um contexto específico do Estado de Santa Catarina. Assim, essa pesquisa se orienta pelos seguintes objetivos específicos: a) analisar os documentos norteadores brasileiros do Ensino Médio no que tange ao ensino de oralidade de língua inglesa; b) compreender como os gêneros autênticos aparecem nas atividades de oralidade de língua inglesa do LD; e c) analisar como as atividades de oralidade presentes no LD se relacionam com a perspectiva do ILF. O foco deste trabalho recai sobre a oralidade, visto que ela foi, por muito tempo, relegada a segundo plano no processo de ensino-aprendizagem de LI, em especial na escola pública. Essa pesquisa caracteriza-se como uma análise documental, posta sob uma perspectiva de cunho qualitativo em que foram analisadas 3 unidades (1, 8 e 14) do LD, as quais foram delimitadas para esse estudo tendo em vista a sugestão fornecida pelo próprio LD, como sendo as primeiras para cada do EM. Os resultados apontam que os gêneros autênticos utilizados nas atividades geram, na sala de aula, contextos significativos de interações comunicativas tendo em vista práticas situadas de uso do idioma. Já no que tange a perspectiva do ILF, as atividades tendem ainda a perpetuar áudios de falantes pertencentes somente ao inner circle (KACRHU, 1985), não priorizando falantes de outras localidades. Porém, as atividades de speaking das 3 unidades analisadas desencadeiam situações de comunicação autêntica, o que corrobora a visão do ILF, pois os alunos poderão expressar-se como falantes brasileiros de inglês. Os resultados também parecem apontar a necessidade da formação docente adequada para trabalhar com questões em torno de pronúncia, erro e correção nas práticas envolvendo atividade de speaking, além da necessidade de repensar, com urgência, as condições de trabalho do professor de LI para realizar atividades como as propostas no LD, em especial no contexto de reforma do NEM. Por fim, destaco que esse é um movimento de transição do forte paradigma do inglês como língua estrangeira para a perspectiva do ILF no contexto do NEM, que já começa a ser evidenciado pelo LD.
Abstract: Globalization and the consequent breaking down of linguistic borders between countries are processes that have either encouraged or been encouraged by the global dissemination of the English language (EL), which has impacted pre-existing concepts within the area of language teaching-learning. With regard to the Brazilian educational scenario, the approval of the National Common Curricular Base (BNCC) and the consequent reform of the New Secondary School (NEM) are milestones that permeate the adoption of the perspective of English as a Lingua Franca (ELF), conceived as a language of contact between people who do not share a common native language/culture, thus becoming the chosen communication language among them (FIRTH, 1996). Such changes imply the production of EL textbooks (LD) that reach schools. Understanding the textbook as an important teacher's work tool, this research aims, in general, to analyze the activities of the orality axis in a textbook adopted for working with NEM in a specific context of the State of Santa Catarina. Thus, this research is guided by the following specific objectives: a) to analyze the Brazilian guiding documents of Secondary Education regarding the teaching of orality in the English language; b) understand how authentic genres appear in LD English speaking activities; and c) analyze how the orality activities present in the textbook are related to the ELF perspective. The focus of this work is on orality, since it was, for a long time, relegated to the background in the teaching-learning process of EL, especially in public schools. This research is characterized as a documentary analysis, placed under a qualitative perspective in which 3 units (1, 8 and 14) of the LD were analyzed, which were delimited for this study in view of the suggestion provided by the LD itself, as being the first for each of EM. The results point out that the authentic genres used in the activities generate, in the classroom, significant contexts of communicative interactions in view of situated practices of language use. Regarding the ELF perspective, the activities still tend to perpetuate audios from speakers belonging only to the inner circle (KACRHU, 1985), not prioritizing speakers from other locations. However, the speaking activities of the 3 units analyzed trigger situations of authentic communication, which corroborates the ELF view, as students will be able to express themselves as Brazilian speakers of English. The results also seem to point to the need for adequate teacher training to work with issues around pronunciation, errors and correction in practices involving speaking activities, in addition to the need to urgently rethink the working conditions of EL teachers to carry out activities as the proposals in the LD, especially in the context of NEM reform. Finally, I emphasize that this is a transition movement from the strong paradigm of the English as a Foreign Language to the perspective of the ELF in the context of the NEM, which is already beginning to be evidenced by the LD.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31278
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