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Título: Estágio curricular obrigatório III: o desenvolvimento da aprendizagem baseada em projetos registrado em portfólios de licenciandos em química
Título(s) alternativo(s): Compulsory curricular internship III: the development of project-based learning registered in portfolios of chemistry graduates
Autor(es): Ribeiro, Lígia Calixto
Orientador(es): Figueiredo, Márcia Camilo
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Método de projeto no ensino
Professores - Formação
Active learning
Project method in teaching
Teachers - In-service training
Data do documento: 16-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RIBEIRO, Lígia Calixto. Estágio curricular obrigatório III: o desenvolvimento da aprendizagem baseada em projetos registrado em portfólios de licenciandos em química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Os estágios são componentes curriculares obrigatórios em currículos de cursos da modalidade - Licenciatura. Durante as suas ofertas, o graduando precisa aprender como evidenciar e articular a teoria e prática com atividades acadêmicas, a partir da realidade escolar. Diante o exposto, o objetivo do trabalho foi identificar em portfólios de licenciandos em Química os registros que aludem ao desenvolvimento da metodologia ativa: Aprendizagem Baseada em Projetos durante uma disciplina de estágio curricular obrigatório III. No desenvolvimento metodológico de abordagem qualitativa, a opção para os procedimentos da pesquisa foi a do tipo documental, uma vez que a seleção culminou em documentos que ainda não receberam qualquer tratamento analítico. Portanto, na coleta de dados, os instrumentos utilizados foram quatro portfólios construídos durante a oferta de uma disciplina intitulada: estágio curricular obrigatório III, o qual compõem a matriz curricular de um curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Com os portfólios obtidos, a primeira etapa de suas análises consistiu em definir um método de análise do conteúdo contido nos documentos: leitura, identificação, sintetização, para posterior avaliação, apresentação e descrição dos resultados. Na leitura dos portfólios, identificou-se que dentre os cinco licenciandos, houve uma organização em escolas e horários diferentes para desenvolverem a metodologia ativa: Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e cumprirem a carga horária de regências no campo de estágio – o colégio. Na sequência, observou-se que dois discentes trabalharam a ABP em dupla no mesmo colégio, no período noturno, outros dois, realizaram suas atividades de estágio no período matutino. Diante os resultados, constata-se que a metodologia ativa: ABP obteve uma qualidade melhor durante o seu desenvolvimento em algumas turmas, pois não sofrerem muitas intercorrências nos cronogramas e planejamentos de regências. Por exemplo, problemas com a evasão e rotatividade de alunos, com documentação obrigatório de estágio, impediu o seu bom desenvolvimento no colégio estadual 2. Já no colégio estadual 4, a ABP obteve resultados satisfatórios, revelando que no planejamento, muitas vezes pode ocorrer situações diferentes do que almejamos, mas, que cabe ao professor, pensar, refletir e no mesmo instante, buscar alternativas em como solucionar os imprevistos. Depreende-se que, o bom desenvolvimento da ABP, necessita de um preparo específico para o professor pensar, estudar e investigar o público que irá implementar a metodologia ativa. E, apesar das expectativas registradas nos portfólios, as quais muitas vezes aludem para a fuga da realidade encontrada, a dificuldade em adaptar- se ao meio, mesmo em um curto período que os licenciandos vivenciaram em diferentes contextos escolares, bons resultados foram alcançados com o desenvolvimento da Aprendizagem Baseada em Projetos.
Abstract: Internships are mandatory curricular components in curricula of courses of the modality - Degree. During their offers, the graduate needs to learn how to demonstrate and articulate theory and practice with academic activities, based on the school reality. In the portfolios of undergraduate students in Chemistry, the records that allude to the development of the active methodology: Project-Based Learning during a mandatory curricular internship III. Since the selection culminated in documents that have not yet received any analytical treatment. Therefore, in data collection, the instruments used were four portfolios constructed during the offer of a discipline entitled: mandatory curricular internship III, which make up the curricular matrix of a bachelor’s degree in Chemistry at a Federal Technological University of Paraná. With the portfolios obtained, the first stage of their analysis consisted of defining a method of analyzing the content contained in the documents: reading, identification, synthesis, for later evaluation, presentation and description of the results. When reading the portfolios, it was identified that among the five undergraduates, there was an organization in different schools and schedules to develop the active methodology: Project-Based Learning (PBL) and fulfill the workload of regencies in the internship field - the college. In the sequence, it was observed that two students worked the PBL in pairs at the same school, in the evening period, another two, carried out their internship activities in the morning period. In view of the results, it appears that the active methodology: PBL obtained a better quality during its development in some classes, as they did not suffer many complications in the schedules and planning of regency. For example, problems with student evasion and student turnover, with mandatory internship documentation, prevented its proper development in state school 2. In state school 4, however, the PBL obtained satisfactory results, revealing that in planning, situations can often occur different from what we want, but it is up to the teacher to think, reflect and at the same time seek alternatives on how to solve the unforeseen events. It appears that the good development of PBL requires specific preparation for the teacher to think, study and investigate the public that will implement the active methodology. And, despite the expectations registered in the portfolios, which often allude to the escape from the reality encountered, the difficulty in adapting to the environment, even in a short period that the undergraduates experienced in different school contexts, good results were achieved with the development of ProjectBased Learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31371
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