Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVentura, Maria Domingos Pereira-
dc.date.accessioned2018-05-18T19:18:37Z-
dc.date.available2018-05-18T19:18:37Z-
dc.date.issued2018-03-12-
dc.identifier.citationVENTURA, Maria Domingos Pereira. As construções discursivas do trabalho livre e o escravo na peça Mãe de José de Alencar. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3143-
dc.description.abstractThis dissertation analyses the discursive constructions of the free and enslaved work on José de Alencar’s play Mãe, published in 1860. The research was mainly exploratory when it came to its objectives and utilized the bibliographic method, searching on the texts of Marx, Engels, Freyre, Freitas, Fausto, Gorender, Costa, Ianni and other authors for the emergence of the salaried work and indications that led to comprehending how the transition from enslaved work to free work happened in Brazil in the XIX century. The analysis has as a corpus José de Alencar’s play Mãe, and it tries to raise how the author represents the work relations in the second half of the XIX century and the possible inferences of such representation. From Bakhtin and the Circle’s Dialogical Discourse Analysis (DDA), it is attempted to comprehend on the theatrical literary speech how it is represented the relations between master and slave and between the social classes that restructured themselves and the free workers. As a result, the research revealed how the author innovates by bringing as the main character a female slave, during the existence of slavery in the country, showing that she can be a free worker, in her lines, despite her condition of a slave on her skin and exposes on the work’s microcosm how it is constituted the free and enslaved work at the time. It also shows the astonishment before the need of higher-stratum-belonging women to work. Alencar attempted to build on his works an identity for the constituting country, and despite denouncing the badness of slavery on works such as Mãe e Demônio Familiar (1857), the invisibility of the slaves and their descendants remains in millions of black and mulatto Brazilians depleted from their rights. The research pointed out the importance of rediscovering works such as Mãe that do not allow us to forget that slavery happened and that 129 years since its official end, its effects are still felt, making it fitting that every Brazilian, making use of their own capacity, write a new history for work in this country: free and dignified work for every inhabitant in this land, independent of color of skin or social condition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877pt_BR
dc.subjectMãespt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectEscravidão na literaturapt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos sociais - Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Condições sociais - Brasilpt_BR
dc.subjectLiteratura e sociedadept_BR
dc.subjectTeatro e sociedadept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877pt_BR
dc.subjectMotherspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectDialogism (Literary analysis)pt_BR
dc.subjectSlavery in literaturept_BR
dc.subjectWork - Social aspects - Brasilpt_BR
dc.subjectWorking class - Social conditions - Brasilpt_BR
dc.subjectLiterature and societypt_BR
dc.subjectTheater and societypt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleAs construções discursivas do trabalho livre e o escravo na peça Mãe de José de Alencarpt_BR
dc.title.alternativeDiscursive constructions about free work and slavery in José de Alencar's drama Mãept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa as construções discursivas do trabalho livre e escravo na pela Mãe de José de Alencar publicada em 1860. A pesquisa foi predominantemente exploratória quanto ao seu objetivo, utilizou o método bibliográfico buscando nos textos de Marx, Engels, Freyre, Freitas, Fausto, Gorender, Costa, Ianni e outros autores o surgimento do trabalhador assalariado e indícios que levassem à compreensão sobre como se deu a passagem do trabalho escravo para o livre no Brasil do século XIX. A análise tem como corpus a pela Mãe, de José de Alencar, procurando levantar como o autor representa as relações de trabalho na segunda metade do século XIX e as possíveis inferências dessa representação. A partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Baktin e o Círculo, buscou-se compreender como são representadas no discurso literário teatral as relações entre senhores e escravos urbanos e entre as classes sociais que se reorganizam e os trabalhadores livres. Como resultado a pesquisa revelou como o autor inova ao trazer como protagonista uma escravizada durante a vigência da escravidão no país, mostrando que esta pode se colocar como uma trabalhadora livre, em suas falas, apesar de sua condição de escrava na pele e expõe no microcosmo da obra, como se constitui o trabalho escravo e livre na época. Mostra ainda o espanto diante da necessidade de mulheres pertencentes a estratos sociais mais favorecidos trabalharem. Alencar buscou construir em suas obras uma identidade para o país que se constituía, e denunciou as mazelas da escravidão em obras como Mãe e O Demônio Familiar (1857). Entretanto, a despeito de ter levado ao palco a escravidão, a invisibilidade dos escravos e seus descendentes permanece, ainda hoje, nos milhões de brasileiros negros e mulatos alijados de seus direitos. A pesquisa aponta a importância da redescoberta de obras como Mãe que mantém viva a memória da escravidão e que passados 129 anos de seu término oficial, seus efeitos ainda se fazem sentir, cabendo a cada brasileiro fazer uso de suas capacidades para escrever uma nova história para o trabalho neste país: trabalho livre e digno para cada habitante desta terra, independente da cor de sua pele ou condição social.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5240709988109286pt_BR
dc.contributor.advisor1Fanini, Angela Maria Rubel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5603456212749590pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Ivo Pereira de-
dc.contributor.referee2Finau, Rossana Aparecida-
dc.contributor.referee3Teixeira, Níncia Cecília Ribas Borges-
dc.contributor.referee4Fanini, Angela Maria Rubel-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Ventura, Maria Domingos Pereira_2018.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.