Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31550
Título: Proposição de sequência didática para o tema eletroquímica no ensino técnico subsequente abordando as temáticas química verde, sustentabilidade e educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Green chemistry, sustainability and environmental education: proposition of didactic sequence for the electrochemical subject in subsequent technical education
Autor(es): Federizzi, Tatiane
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliaries
Eletroquímica orgânica
Learning strategies
Teaching - Aids and devices
Organic electrochemistry
Data do documento: 24-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FEDERIZZI, Tatiane. Proposição de sequência didática para o tema eletroquímica no ensino técnico subsequente abordando as temáticas química verde, sustentabilidade e educação ambiental. 2023. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: A Química Verde vem ao longo dos anos ganhando espaços e importâncias na mediação de conteúdos Químicos na Educação Básica, trazendo com sigo uma proposta de estudo para processos químicos mais verdes com vistas a Sustentabilidade e Educação Ambiental, partindo da necessidade de discussão desses temas nas diferentes etapas e modalidades educacionais. Diante disso, esta pesquisa consiste na elaboração e validação de um produto educacional no formato Sequência Didática com vistas a exploração das temáticas Química Verde, Sustentabilidade e Educação Ambiental articuladas aos conhecimentos químicos em Eletroquímica e corrosão. A busca por recursos e estratégias diferenciados de ensino e aprendizagem tiveram atenção central na organização do material, sendo esse norteado pela metodologia do Três Momentos Pedagógicos, com o intuito de tornar as aulas mais interessantes e estimulantes para os alunos. A Sequência Didática elaborada foi composta de cinco unidades didáticas abrangendo recursos como vídeos, imagens, textos e atividades diversificadas. A validação do protótipo do produto ocorreu junto a professores do componente curricular Química atuantes na Educação Básica mediante a proposição de instrumento de coleta de dados baseados nos eixos comunicacional, conceitual e pedagógico para nortear a avaliação pelos pares. A Sequência Didática foi implementada junto a estudantes da Educação Profissional em um Curso Técnico em Química Subsequente dos quais foram selecionadas quatro atividades desenvolvidas a partir do produto educacional proposto. Os dados quantitativos produzidos junto aos pares e estudantes foram organizados em gráficos e quadros e as informações qualitativas tiveram como metodologia de interpretação a Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que, na perspectiva da validação junto aos professores de Química participantes, que a Sequência Didática proposta é satisfatória e atende níveis adequados de qualidade e concordância em relação aos eixos de avaliação inqueridos aos participantes da pesquisa. No âmbito dos estudantes, os resultados obtidos a partir das atividades propostas, sugerem apropriações positivas na integração dos conhecimentos em eletroquímica e corrosão por meio da Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos proposta na Sequência Didática, mobilizados a partir dos temas Química Verde, Sustentabilidade e Educação Ambiental.
Abstract: Green Chemistry has been gaining space and importance over the years in the mediation of Chemical contents in Basic Education, bringing with it a study proposal for greener chemical processes with a view to Sustainability and Environmental Education, starting from the need to discuss these themes in the different stages and educational modalities. Therefore, this research consists of the elaboration and validation of an educational product in the Didactic Sequence format with a view to exploring the themes Green Chemistry, Sustainability and Environmental Education articulated to chemical knowledge in Electrochemistry and corrosion. The search for differentiated teaching and learning resources and strategies had central attention in the organization of the material, which was guided by the methodology of the Three Pedagogical Moments, with the aim of making the classes more interesting and stimulating for the students. The elaborate Didactic Sequence was composed of five didactic units covering resources such as videos, images, texts and diversified activities. The validation of the product prototype took place with teachers of the Chemistry curricular component working in Basic Education through the proposition of a data collection instrument based on the communicational, conceptual and pedagogical axes to guide the evaluation by peers. The Didactic Sequence was implemented with Professional Education students in a Technical Course in Subsequent Chemistry from which four activities developed from the proposed educational product were selected. Quantitative data produced with peers and students were organized in graphs and charts and qualitative information had Content Analysis as an interpretation methodology. The results obtained indicated that, from the perspective of validation with the participating Chemistry teachers, that the proposed Didactic Sequence is satisfactory and meets adequate levels of quality and agreement in relation to the evaluation axes asked of the research participants. In terms of students, the results obtained from the proposed activities suggest positive appropriations in the integration of knowledge in electrochemistry and corrosion through the Methodology of the Three Pedagogical Moments proposed in the Didactic Sequence, mobilized from the themes Green Chemistry, Sustainability and Environmental Education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31550
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
proposicaosequenciadidaticatema.pdf11,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
proposicaosequenciadidaticatema_produto.pdf2,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons