Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31556
Título: Teoria dos jogos e o equilíbrio de Nash no processo de ensino e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Game theory and Nash equilibrium in the teaching and learning process
Autor(es): Oechsler, Marcos Alexandre Auler
Orientador(es): Milani, Dione Ines Christ
Palavras-chave: Educação
Teoria dos jogos
Estratégias de aprendizagem
Education
Game theory
Learning strategies
Data do documento: 24-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: OECHSLER, Marcos Alexandre Auler. Teoria dos jogos e o equilíbrio de Nash no processo de ensino e aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: A Teoria dos Jogos revolucionou a economia e a forma que era tratada e hoje é amplamente utilizada em muitas áreas. Nessa mesma linha, o processo de ensino e de aprendizagem sofre constantes mudanças, sempre em busca de uma estratégia que melhor se encaixe e que gere maior aproveitamento. Esse trabalho visa relacionar a Teoria dos Jogos com o processo de ensino e de aprendizagem, a fim de encontrar uma solução ideal e que gere maior aprendizagem possível. Para isso, um grupo de alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3 dos cursos de Engenharias Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, foram entrevistados e responderam um questionário, o qual foi a base de dados de estudo. Estes resultados foram usados para modelar matematicamente o estudo usando Teoria dos Jogos, mapeando as principais e as melhores estratégias e assim, estabelecendo um cenário ideal para que os alunos tenham o melhor rendimento. Os alunos foram divididos em dois grupos de jogadores, os que preferem estudar individualmente e os que preferem estudar em grupo. Foi encontrado um equilíbrio de Nash nesses dois estilos, cada um deles com a estratégia dominante. Aos alunos que preferem o estudo em grupo, a disciplina é considerada difícil, são focados nas aulas e estudam bastante em horários extracurriculares, já para os alunos que preferem o estudo individual, a disciplina é considerada mediana, mas também são muito focados e com bastante estudo extracurricular. Isso permite traçar estratégias para o maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem não apenas na disciplina amostrada, mas em todas as áreas de ensino.
Abstract: Game Theory revolutionized the economy and the way it was treated and is now used in many areas. Along the same lines, the teaching and learning process undergoes a change of strategy, always in search of better results and that generates greater use. This work aims to relate Game Theory with the teaching and learning process, in order to find an ideal solution that generates the greatest possible learning. For this, a group of students from the Differential and Integral Calculus 3 discipline of the Engineering courses at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, were interviewed and answered an interval, which was the study database. These results were used to mathematically model the study using Game Theory, mapping as main and best strategies and thus establishing an ideal scenario for students to have the best performance. The students were divided into groups of players, those who chose two and chose those who chose in a group. A Nash equilibrium was found in these two styles, each with a dominant strategy. For students who are chosen enough, the group is considered difficult, focused on extracurricular disciplinary studies, while for students who are studied individual study, the discipline is considered in a group, but also very focused and with a lot of extracurricular study. This makes it possible to outline strategies for greater success in the teaching-learning process not sampled in the discipline, but in all teaching areas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31556
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teoriadosjogosensinoaprendizagem.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons