Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31593
Título: Radioatividade: a elaboração de um produto como contribuição na construção de conhecimentos
Título(s) alternativo(s): Radioactivity: the preparation of a product as a contribution in the construction of knowledge
Autor(es): Althoff, Elcio Venicius
Orientador(es): Giona, Renata Mello
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Físico - química
Teaching - Methodology
Learning strategies
Chemistry, Physical and theoretical
Data do documento: 26-Jul-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ALTHOFF, Elcio Venicius. Radioatividade: a elaboração de um produto como contribuição na construção de conhecimentos. 2023. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: O desenvolvimento deste estudo conduziu à estruturação de um produto educacional sobre o tema Radioatividade destinado a professores do Ensino Médio, buscando subsidiar essa temática, para que o professor proporcione aos estudantes a compreensão do tema, a realização de cálculos de decaimento radioativo e meia vida, e a utilização prática da radioatividade na sociedade valendo-se do uso de tecnologia da informação para desmitificar e ampliar os conhecimentos. Assim, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre estratégias de ensino envolvendo o conteúdo de radioatividade acessíveis aos professores e que despertam o interesse em alunos do Ensino Médio. Foi elaborado um produto educacional visando facilitar o trabalho do professor de química e tornar a aprendizagem mais interessante com estratégias diferenciadas. O produto educacional foi encaminhado junto com um formulário contendo 16 questões para a avaliação por pares. Participaram da pesquisa por meio digital, 16 professores de química, que apresentaram as suas impressões a respeito do material. Nos resultados dos questionários, os professores indicam que são realizadas poucas atividades práticas isso pode ser atribuído a uma possível carência de materiais que permitam a experimentação, além de ser necessário realizar estudos que permitam aos educadores relacionar os conhecimentos construídos com a realidade e sua aplicação no cotidiano. Os educadores que participaram da avaliação por pares apresentaram considerações positivas a respeito do material elaborado e consideram fundamental que haja a troca de conhecimentos e de novas técnicas a serem compartilhadas por pesquisadores com os professores, especialmente quando se trata de um conteúdo que exige muita clareza e envolvimento em pesquisas.
Abstract: The development of this study led to the structuring of an educational product on the topic Radioactivity aimed at high school teachers, seeking to subsidize this theme, so that students can understand the theme, perform calculations of radioactive decay and half-life, and practical use of radioactivity in society using information technology to demystify and expand knowledge The objective of the study was to develop an educational product for high school teachers, aiming to subsidize the development of activities involving concepts of Radioactivity. Thus, a literature review was carried out on teaching strategies involving radioactivity content accessible to teachers and that arouse interest in high school students. An educational product was designed to facilitate the work of the chemistry teacher and make learning more interesting with different strategies. The educational product was sent along with a form containing 16 questions for peer review. 16 chemistry teachers participated in the research through digital means, who presented their impressions about the material. The results indicate that few practical activities are carried out, which can be attributed to a lack of materials that allow experimentation, in addition to the need to carry out studies that allow educators to relate the knowledge built with reality and its application in everyday life. The educators who participated in the peer review presented positive considerations about the material developed and consider it essential that there is an exchange of knowledge and new techniques to be shared by researchers with teachers, especially when it comes to content that requires a lot of clarity and involvement in research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31593
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elaboracaoprodutocontribuicaoconstrucao.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
elaboracaoprodutocontribuicaoconstrucao_produto.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons